O SINTAB (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal) vai reunir, esta tarde, com os Trabalhadores do Matadouro Industrial do Cachão, nas instalações daquela empresa do concelho de Mirandela, após os trabalhos de abate programados, informou, aquele sindicato.
A nota de imprensa adianta que o intuito da reunião será “recolher algumas informações que ainda faltam e são necessárias para efetuar a reclamação de créditos dos Trabalhadores no processo de insolvência, mas também para esclarecimentos mútuos acerca das trocas de informações dos últimos dias”.
Refira-se que, no passado sábado, dois dias depois de ter tornado público que o Matadouro Industrial do Cachão encontrava-se em processo de insolvência, o SINTAB emitiu, um comunicado após as declarações públicas de responsáveis ligados à gestão daquela unidade de abate e de intervenções ocorridas na Assembleia Municipal de Mirandela.
O SINTAB diz que se vê “na obrigação de repor a verdade dos factos e esclarecer a opinião pública”, alegando que “tem sido repetida, com uma insistência que não deixa de causar estranheza, a acusação de que o SINTAB teria afirmado que o Matadouro Industrial do Cachão se encontra encerrado. Ora, tal afirmação é simplesmente falsa”, explica. Na nota de imprensa emitida, aquele sindicato recorda que afirmou, “de forma clara e inequívoca” precisamente o contrário: “que o complexo continua a laborar em pleno, mesmo após a declaração de insolvência, sendo esse facto apresentado como prova da sua importância vital para a região”, esclarece.
Pelo que o SINTAB entende que “existe é uma tentativa deliberada de construir uma narrativa que desvie atenções do essencial, que é a gravidade da situação, são as responsabilidades acumuladas e as opções políticas e de gestão que conduziram a este desfecho”.
Para o sindicato, a insistência nesta “falsa polémica”, seja por parte da administração, seja por responsáveis autárquicos, “não só é abusiva como levanta sérias preocupações quanto à existência de uma posição concertada para confundir a população e branquear responsabilidades”, afirma.
Na nota de esclarecimento, o sindicato adianta que, quando analisa o contexto político e institucional recente, surgem elementos que merecem escrutínio. “É, no mínimo, legítimo questionar o facto de, após a eleição do atual presidente do conselho de administração da AIN para vereador da Câmara Municipal de Vila Flor, não ter sido nomeado qualquer substituto para gerir o complexo. Esta opção, longe de ser inocente, pode ser interpretada como sinal de um desfecho já antecipado, eventualmente preparado após o ciclo eleitoral”, refere a nota.
O SINTAB reitera que “não se deixará arrastar para manobras de diversão. O que está em causa não é uma disputa de palavras, mas sim o futuro de trabalhadores, de famílias e de um setor estratégico para toda a região transmontana”.
Agora, esta tarde, o SINTAB vai reunir com os Trabalhadores do Matadouro Industrial do Cachão, nas instalações daquela empresa do concelho de Mirandela.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)
