A campanha da amêndoa deverá ser marcada por uma produção superior à do ano passado no Nordeste Transmontano.
As perspetivas são positivas quanto à quantidade e à qualidade da colheita, mas a evolução dos preços continua a ser a principal preocupação dos produtores.
O presidente da Associação de Agricultores do Vale da Vilariça, José Almendra, acredita que este será um ano favorável para a produção de amêndoa na região:
Apesar das previsões animadoras, a rentabilidade da campanha dependerá do preço pago à produção:
No terreno, um dos produtores confirmam as boas expectativas para a colheita, mas admitem que o resultado final dependerá da valorização do produto, como explica um dos produtores, Américo Amador:
Sem uma melhoria dos preços, alertam, a continuidade de muitas explorações poderá ficar em risco:
A apanha da amêndoa deverá arrancar nas próximas semanas.
Apesar das boas perspetivas de produção, os produtores aguardam agora pela definição dos preços, dos quais dependerá a rentabilidade da campanha deste ano.

