Uma equipa do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR de Mirandela deteve, esta manhã, quatro homens com idades entre os 47 e os 55 anos, na aldeia de Vilas Boas, concelho de Vila Flor, por se encontrarem a caçar numa zona considerada área de proteção, próximo de um turismo rural, revela fonte daquela autoridade de segurança.
Nesta ação de fiscalização do exercício da caça, o SEPNA da GNR de Mirandela também apreendeu várias armas, munições e documentos relacionados com a atividade cinegética, sem especificar a quantidade.
Os quatro caçadores, todos do distrito do Porto, foram notificados para comparecer, amanhã, ao tribunal de Vila Flor para determinar as medidas de coação a aplicar.
Recorde-se que a GNR, deu início, em meados de agosto, à operação “Artémis”, que vai prolongar-se até ao final do mês de fevereiro de 2027, para fiscalizar o exercício da caça com o intuito de prevenir situações ilegais, proteger a biodiversidade e garantir a segurança pública através do através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.
A GNR recomenda aos caçadores que cumpram as distâncias de segurança a habitações (250 metros sem consentimento) e a locais artificiais de alimentação (100 metros) e pede também que se certifiquem de que a zona de caça onde vai exercer a atividade cumpre os requisitos legais aplicáveis, nomeadamente para espécies condicionadas.
Sugere ainda aos caçadores que garantam o correto acondicionamento e transporte do armamento fora do exercício da caça.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

