CIM Douro presente em Bruxelas na Semana Europeia das Regiões

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) está em Bruxelas a participar na Semana Europeia das Regiões, este ano subordinada ao tema “Regiões fortes, Europa forte”.

Com esta presença, a CIM Douro pretende levar ao debate europeu uma região marcada pelo património, pela cooperação e pela preparação do futuro.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, integra a comitiva e considera que a presença dos autarcas do Douro em Bruxelas permite partilhar ideias e soluções, mas também preparar o próximo quadro comunitário de apoio:

“Demonstrar as potencialidades do nosso território, por um lado, mas também, evidentemente, perceber o enquadramento da estratégia para o próximo quadro comunitário de apoio.

O Município de Vila Real, integrado na comitiva da CIM Douro, veio perceber quais são algumas das indicações e antecipar cenários antes de serem apresentados a nível nacional.

Importa perceber, junto das instâncias europeias, que trabalho pode ser feito para antecipar a estratégia que vai ser seguida, para que o território também se possa preparar.

É importante a articulação entre os 19 municípios, mas também entre a nossa região e outras regiões, potenciando a coesão e a competitividade.

É um trabalho muito importante, porque permite perceber, no local onde são tomadas as decisões, quais são as linhas orientadoras para o próximo quadro.”

A participação dos 19 municípios do Douro em Bruxelas pretende também reforçar a afirmação da região no contexto europeu e acompanhar de perto as orientações que poderão definir o próximo ciclo de fundos comunitários.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Universidade FM)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *