Vale da Vilariça une-se em cooperativa para aumentar produção

Vale da Vilariça une-se em cooperativa para aumentar produção

Produtores do Vale da Vilariça juntaram-se numa cooperativa para concentrar a produção frutícola. O objectivo é, através da combinação de meios, ganhar escala para comercializar a fruta produzida na região, como explica Fernando Brás, sócio da organização.

 

microfone profissional 4 (1)

 

Para já a organização engloba 18 produtores, dos concelhos de Alfândega da Fé, Vila Flor e Torre de Moncorvo, mas pode vir a aceitar outros que já se mostraram interessados em aderir.

O fruto que vai concentrar a atenção da Organização de Produtores do Vale da Vilariça é o pêssego quer fresco quer desidratado. Uma forma de aproveitar os cerca 20% de produção que está a ser desperdiçada or não corresponder aos parâmetros de calibragem exigidos. Mas a azeitona está também na mira do agrupamento.

 

microfone profissional 4 (1)

 

O presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros, salienta que esta organização é também uma forma de poupar tempo na distribuição dos produtos.

 

microfone profissional 4 (1)

 

A organização de produtores já apresentou a candidatura ao PRODER de um projecto no valor de 1 milhão e 100 mil euros. Uma verba que, a ser disponibilizada, servirá para construir uma unidade de armazenamento e criar uma rede de frio.

 

Informação CIR

Relacionados