Será para o ano que Macedo de Cavaleiros vai inaugurar uma praça de homenagens aos ex-combatentes da guerra colonial.
“A obra foi adjudicada na semana passada, e eu penso que estará concluída num período entre 90 a 120 dias.
Só iremos fazer a inauguração no 5ºaniversario, para podermos neste dia de grande festa e podermos trazer aqui também todos os do concelho de Macedo de Cavaleiros e todos aqueles que nos quiserem acompanhar nessa grande homenagem a todos aqueles que tombaram em cenários de guerra que eram do nosso concelho.”
A obra, orçada em 150 mil euros deve estar concluída dentro, no máximo, quatro meses, como avança Duarte Moreno, presidente do município.
A garantia foi deixada ontem, quando se assinalava o quarto aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Macedo de Cavaleiros. A nova praça vai ser construída no espaço do antigo cemitério, transladado em 2003. Um jardim com um monumento de homenagem, e o autarca local adianta já o significado do futuro memorial.
“É mais um elemento de espaço público de jardim onde estará também um monumento em si que é de homenagem. Significará uma quilha de um barco com sete árvores plantadas, que representam os países das nossas ex-colónias onde estivemos em guerra, e um elemento com os nomes daqueles que tombaram do nosso concelho nesses mesmos países.”
A concretização desta obra é uma luta com quatro anos, diz António Batista, presidente do Núcleo de Macedo de Cavaleiros.
“Quero agradecer ao nosso presidente da câmara, que como vice-presidente já lutava pela nossa praça, e agora vai-se concretizar. Foi uma luta de 4 anos. Logo na tomada de posse na inauguração da nossa sede eu disse que aquele lugar era santo e para um motivo santo, que é um monumento para os nossos mortos e vivos e nossos guerreiros combatentes.”
Para o quinto aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Macedo de Cavaleiros, ou seja, para o ano, deverá ser inaugurada uma praça em homenagens aos ex-combatentes do concelho macedense. Uma área ajardinada e um memorial, que vai ocupar o lugar do antigo cemitério da cidade.
Escrito por ONDA LIVRE

