“Macedo Cuidar” em discussão pública

O ano de 2016 pode arrancar com mais benefícios para os munícipes de Macedo de Cavaleiros com mais de 65 anos.

Está neste momento em consulta pública, e até 13 de Novembro, o programa “Macedo Cuidar”, voltado para os idosos.

O Cartão Municipal do Idoso ou a Oficina Móvel de Reparações Municipal, são algumas das iniciativas que fazem parte deste programa. O presidente da câmara, Duarte Moreno, explica melhor.

reduzido 3

“É o regulamento do Macedo Cuidar. De qualquer forma é necessário regulamentar, e o que estamos aqui a fazer é um regulamento, esse que tem como programa cuidar para produzirmos o cartão municipal do idoso com o Macedo Cuidar e com o Macedo Cuidar mais. Este primeiro é para os idosos com idade a partir dos 65 anos onde têm a redução de preços nas entradas, quer de eventos culturais quer nas piscinas, museus e em iniciativas e programas que são desenvolvidos pela autarquia.”

Há ainda o programa “Macedo Cuidar +”, para cidadãos idosos com carências financeiras, que incluiu a redução de 50% nos consumos de água, redução de 50% nas tarifas domésticas , bem como comparticipações até 90% em medicamento não comparticipados pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde), e ajuda na mesma percentagem para custear o transporte médico (até ao valor do Indexante dos Apoios Sociais em vigor).

reduzido 3

“Isso tem a ver com os rendimentos que as próprias pessoas têm. Portanto, elas têm de demonstrar incapacidade financeira para poderem aceder ao cuidar mais, e são essas as maiores dificuldades financeiras cujas pessoas terão acesso a esta modalidade. Não temos números mas já vamos fazendo também algumas coisas nesta área e agora iremos ter este cartão onde até os medicamentos já podem ser comparticipados, permitindo aos idosos ter esse acesso, desde que demonstrem a falta de rendimentos.”

O projeto vai ser votado na última assembleia municipal do ano.

Escrito por ONDA LIVRE