A multinacional de capitais irlandeses, Island Renewable Energy, promotora da construção do Parque Eólico previsto para os concelho de Torre de Moncorvo e de Carrazeda de Ansiães, está disposta a alterar o projeto de construção para satisfazer as exigências do Instituto da Conversação da Natureza e Florestas (ICNF).
O assunto foi debatido na passada terça-feira, numa sessão de esclarecimento sobre este parque, em Moncorvo.
Nuno Gonçalves, presidente do município moncorvense, explica estas alterações.
O autarca de Torre de Moncorvo revela ainda que os concelhos abrangidos por este projeto estão até disponíveis a abdicar de parte das contrapartidas financeiras para contribuir para que o parque cumpra as exigências ambientais.
A vários órgãos de comunicação, a empresa fez saber que também entregou no Ministério do Ambiente uma reclamação administrativa, referente à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) negativa, emitida pelo ICNF. Admitem mesmo recorrer judicialmente sobre o caso.
Uma reclamação que Nuno Gonçalves subscreve.
O Parque Eólico de Moncorvo pode ir parar à barra dos tribunais. O investimento da Island Renewable Energy ronda os 75 milhões de euros e prevê a instalação de 25 a 30 aerogeradores.
Escrito por ONDA LIVRE

