No dia 20 deste mês, os motores vão soar na região Transmontana, mais precisamente em Freixo de Espada à Cinta. Pela sexta vez a vila recebe participantes de todos os cantos do país para a Abertura do Campeonato Nacional Elite de Motocross. Uma prova que reúne pilotos de várias classes, e este ano há mesmo uma novidade, conta Raul Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta.
“Vamos ter cerca de 90 pilotos das várias classes, Infantis B, MX Júnior, MX 2, MX 1 e MX Elite. Ou seja, 65 cm3, 125, 250, 450, 500 cm3. Vai ser um dia de festa em Freixo onde a adrenalina vai subir ao máximo. A novidade é que consegui trazer cá o campeão nacional de moto 4, português e italiano, que é o João Vale. No final das provas ele irá fazer umas exibições de moto4.”
Os pilotos chegam sábado e o programa desenrola-se até às 18h de domingo, como explica ainda o presidente, que não esconde o orgulho em realizar o Campeonato no Nordeste Transmontano.
“No sábado chegam os pilotos de diversos pontos do país, vão verificar-se as motas das 15h às 20h, e no domingo de manhã começam os treinos livres e cronometrados às 8h30. À tarde, a partir das 13h30 / 14h começam as provas oficiais que se prolongarão até às 18h.
Isso orgulha-me bastante porque o que nos levou a trazer o motocross para este cantinho do nordeste foram duas coisas: primeiro, dar a conhecer a região e esta terra lindíssima, e segundo para que as pessoas do interior tenham oportunidade de ver pilotos nacionais a correr aqui em pista de motocross.”
Na organização estão o Conquistadores Moto Clube de Guimarães e a Junta de Freguesia de Freixo de Espada à Cinta.
A participar vão estar cerca de 90 pilotos de motos, das classes Infantis B, MX Júnior, MX 2, MX 1 e MX Elite. A entrega dos Troféus e dos prémios será feita após o final de cada manga.
Escrito por ONDA LIVRE

