O São Pedro 2016 começada dentro de dois dias, e ontem foi um dos temas me destaque na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Humberto Trovisco, deputado do PSD, diz acreditar no novo modelo e na nova imagem.
“Em respeito à Feira e Festas de São Pedro, estive no secretariado cerca de 16 anos, o que é algo que me orgulho muito de ter participado.
Não acredita muito no modelo feira-festa, mas dou a mão à palmatória. Já no outro ano correu bem, e este penso que será semelhante.
Deixar ainda os parabéns à Câmara e à organização pela mudança do logótipo, que considero bastante atraente.”
Já Carlos Camelo, da bancada do PS, apesar de concordar com a evolução do certame e das festas, considera que a feira empresarial deveria ter mais relevo.
“É uma feira que começou em 1983. Foi o primeiro evento a ser feito com essa marca. Este evento já leva muitos anos, e por isso penso que deveria ter mais revelo.
É evidente que os tempos mudaram. Não estou a dizer que tudo deve ficar na mesma. Mas penso que é um corte muito radical. Foi sempre uma das grandes marcas do concelho, a par de outras que vieram, como o Azibo, as praias, o Carnaval. Somos um concelho rico, mas não podemos desprezar o que está para trás.”
O deputado Luís Manuel Gonçalves pediu a palavra para pedir união em torno do novo modelo.
“Pensei que esta questão que já nos unia a todos. Acabámos de verificar que há quem queira que a feira e festa corra mal. Principalmente uns dias antes do seu início, que parece haver quem queira ‘mandar areia’ sobre uma iniciativa, que, enquanto feira, me parece que tem mais participantes e que está melhor organizada.
Seria um momento de apelar à união em torno do certame, e não à desunião.”
Duarte Moreno, presidente do município, reafirma a posição de “trabalhar para o futuro”.
“Estamos a trabalhar na promoção do nosso território.
Temos também a Feira da Caça e do Turismo, a Feira Agrícola de Trás-os-Montes, que, sendo a primeira mostrou que tem potencial para continuar.
Temos depois as Festas e Feira de São Pedro – há quem lhe chame assim, ou somente São Pedro – onde estamos a trabalhar para o futuro, honrando o passado.
Não há corte nenhum com a feira e com a exposição. Apenas houve um crescimento para a cidade, e uma modernização.”
O São Pedro de Macedo de Cavaleiros começa dia 25, no próximo sábado. A inauguração oficial está marcada para as 18h.
Escrito por ONDA LIVRE


