A Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros é a única representante transmontana no projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, que tem como objectivo sensibilizar os jovens do 11º ano para a importância de estar atento à geografia urbana.
Rita Bento é professora de Geografia A no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros é a mentora da iniciativa na região. Há já cinco propostas para integrar um projeto final, que tem como nome parque urbano/jardim público.

“Esse espaço verde será fora da escola, num espaço central da cidade, e terá duas componentes. Uma de lazer e uma desportiva.
Na desportiva, pretende-se criar um campo multiusos, com basquetebol, que os alunos sentem falta. Na parte de lazer, pretendemos criar uma ciclovia envolvente, uma área onde se possa ter acesso a internet, mas também a uma pequena biblioteca, com acesso aos jornais diários, e com circulação de livros.”
Para já, é só uma ideia, que pode levar os alunos a Bruxelas, ao Parlamento Europeu. Para celebrar o protocolo de cooperação, veio Sérgio Claudino, coordenador do projeto e professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, que explica o que é, afinal, este “Nós Propomos!”.

“O projeto consiste em desafiar os alunos a olhar para o seu território e para a sua comunidade. Todos nós passamos pela rua, pelas nossas terras. Mas, uma coisa é passar, outra é olhar criticamente. Tentar identificar quais são os problemas. Depois, é necessário fazer recolha de informação e trabalho de campo. E, finalmente, apresentar propostas de solução.”
Também a autarquia macedense faz parte deste protocolo de cooperação. O vice-presidente, Carlos Barroso, considera que os planos dos estudantes podem mesmo ser integrados no Plano de Diretor Municipal (PDM).

“Nós talvez possamos aproveitar essas ideias, e vertê-las no futuro para o PDM. Muito provavelmente, com os prazos de revisão e com os prazos de execuções, já serão estes alunos a implementarem estas propostas.
É um projeto interessante, inovador e que abre as escolas à problemática do mundo atual. Como estamos habituado em Macedo de Cavaleiros a sermos inovadores, aqui fica mais um exemplo disso.”
E por parte da escola, todas as condições estão asseguradas para que o projeto chegue a bom porto, garante Paulo Dias.

“No fundo, este protocolo ‘obriga-nos’, enquanto escola, a disponibilizar as condições aos professores e alunos as condições para elaborar o projeto, a par das obrigações constantes para a Sociedade Portuguesa de Geografia quer para a Câmara Municipal.”
A escola secundária de Macedo de Cavaleiros é a única da região a integrar o “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, que pretende sensibilizar os jovens para a importância de compreender e melhorar a geografia urbana. Os projetos são apresentados a 2 de maio, em Lisboa.
Escrito por ONDA LIVRE

