Mais conhecida como Black Friday, ou sexta-feira negra em português, este é o dia que muitos dizem como certo para fazer compras. Para muitos é o início das compras natalícias, para outros não faz qualquer diferença.
Um dia em que os preços dos produtos têm rebaixas bastante significativas e que em alguns casos chega a mais de 50%.
Nasceu nos Estados Unidos e celebra-se no dia seguinte à ação de graças, na quarta quinta-feira do mês de Novembro sendo já adotada em vários sítios do mundo, em terras Macedenses não é exceção e a tradição Americana alarga-se até sábado.
E os comerciantes, esses esperam a vinda de mais clientes e o aumento nas vendas.
“Vais aderir à black friday? Sim.
Sim, vamos.Sim.Porquê? Porque eu acho que é um incentivo para as pessoas virem comprar visto que isto está tão mau.Para tentarmos vender.Porque acho que é uma iniciativa que até pode ajudar com que se movimente mais dinheiro nestes dois/três dias, é uma iniciativa boa, é mais por causa disso.As pessoas costumam aderir de melhor forma e costumam comprar mais? Em vez de levarem uma peça até acabam por levar duas, como é que costuma ser? Eu penso que sim, isto está tão fraco e não há dinheiro, eu penso que sim.Sim, sim e em vez de levar uma peça até levam, duas ou três.As pessoas acabam sempre por aproveitar alguma coisa.Como é que vão ser as promoções? Uma percentagem em todos os artigos ou vai depender? Tudo o que é artigos de homem fica a 30%, em relação aos artigos de senhora é desde 10 a 30. As peças mais caras vão ser 30, as mais acessíveis 10.20% no produto assinalado e o resto da loja a 10%.Temos descontos até 50%.”
Mas há quem diga que, o negócio está mau e que esta é apenas uma forma de escoar alguns produtos.
“Vai aderir à black friday? Não.
Não.Porquê? Porque não há movimento suficiente portanto não há lucros anteriores para haver cortes agora.Porque penso que o black friday é mais uma ilusão para as pessoas. Normalmente quando se faz o black friday é mais para fazer uma liquidação de uma coleção para meter outra e não é o que acontece aqui.Acham que assim conseguem atrair mais clientela. Considera que isso realmente acontece ou não? Não. Eu acho que não, que não é por aí.Concordo para quem tem capacidade para tal, porque se se vende numa quantidade superior pode numa fase mais curta pode-se baixar mais um pouco ao preço, agora para quem não consegue fazer, ter grandes vendas depois não consegue aderir a este tipo de iniciativa porque é impossível.”
Vantajosa ou não, esta parece ser uma tradição que veio para ficar e que conta com cada vez mais apoiantes por todo o mundo.
Escrito por ONDA LIVRE

