Alunos do Jean Piaget de Macedo estão a candidatar-se ao “Prémio Gandhi”

A Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros vai candidatar-se ao “Prémio Gandhi”.

Trata-se de uma distinção atribuída pelo Ministério da Educação, que visa reconhecer os projetos de escolas no país no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.

Armando Queijo, diretor da escola, explica as razões que levou o instituto a submeter-se ao projeto:

“Decidimos candidatar-nos porque somos uma escola humanista que investe no respeito pelos valores humanos. Sentimos que tínhamos essa obrigação por tudo aquilo que este prémio significa. Trata-se de uma selo a nível nacional e internacional, porque convém dizer que há outros países envolvidos além de Portugal, e para todas as escolas que tenham esse reconhecimento é um orgulho enorme, independentemente de se ganhar ou não.”

 

Alunos e docentes juntaram-se ontem para apresentar os trabalhos elaborados no âmbito da candidatura. Este ano, o subtema é “O Bem- Estar Animal”, sobre o qual foram realizados vários vídeos ilustrativos:

“Foi feita uma visita a um canil em Bragança, onde foi realizado um dos vídeos apresentados, que pretende demonstrar como é importante respeitar os animais e lutar pelo seu bem-estar. Por si só, este tipo de atividades são também educacionais no que toca à cidadania. 

O segundo vídeo já tem mais a ver com o prémio em si mesmo com algumas entrevistas realizadas pelos alunos sobre direitos humanos.”  

 

Cerca de 30 alunos estão envolvidos diretamente no projeto, do qual se saberão os vencedores no dia 2 de outubro, altura em que se comemora o aniversário de Mahatma Gandhi, um líder pacifista indiano e principal personalidade da independência da Índia.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

IMG_8110 IMG_8117