Um rebanho de 13 ovelhas foram todas mortas por um ataque de lobos na aldeia de Vilarinho de Agrochão, no concelho de Macedo de Cavaleiros.
O pastor, João Miguel Ruivo, conta que de manhã, quando chegou ao cercado, já as encontrou sem vida:
“Tenho uma cerca mesmo à beira do povo e naquela noite deixei, como faço sempre, as ovelhas lá. Os lobos atacaram-nas e mataram todas.
Por enquanto ainda ninguém os viu mas temos a certeza que foram lobos devido à forma de matar, atacando pelas goelas.Tive de fazer um buraco para as enterrar e, na noite a seguir, os lobos estiveram nesse local porque vimos as patadas.Tenho conhecimento de um senhor que também tem aqui vacas e, na mesma noite, os lobos atacaram um vitelo.”
Este pastor estima que o prejuízo ronde os 1500 euros e não se sente, para já, confiante para voltar a ter rebanho. Uma situação que está a assustar também outros pastores da localidade:
“Fica mais ou menos em 1500 euros e ninguém me paga o prejuízo. Tinha ali o meu sustento, para consumo caseiro, e fiquei sem ele.
Não reportei a situação a ninguém porque até fico com medo, isto porque há dois anos, numa aldeia vizinha, os lobos também atacam o rebanho de um sobrinho meu e mataram seis ou sete ovelhas. Ele chamou as autoridades e ainda teve de lhes pagar.Agora tenho receio de arranjar outras ovelhas, de momento não vou comprar pois pode acontecer o mesmo.Aqui em Vilarinho de Agrochão ainda há cinco ou seis pastores e também estão apreensivos com a presença dos lobos.”
João Miguel Ruivo desconfia que estes lobos tenham sido lançados por alguém:
“Acho que quem os lançou tem vindo cá.
Um outro pastor contou-me que esteve aqui uma carrinha a ver e eu acho que foi quem os lançou.Consta-se que até os apanharam na Serra do Gerês para os mandar cá para cima.Mas não sabemos quem são.”
Este ataque de lobos aconteceu a semana passada e dizimou por completo um rebanho de 13 ovelhas.
Escrito por ONDA LIVRE

