Termina este sábado o Campeonato Nacional de Futsal da II Divisão e o GDM deixou para o último jogo a conquista do objetivo da época, a manutenção.
Recebe o Portimonense e apenas a vitória interessa, como refere o treinador, Costinha:
“Depois de virmos dos Açores sem resolver a situação, mas tendo conseguido manter a vantagem no confronto direto, neste momento só contamos connosco.
No campeonato da realidade temos de cumprir a nossa parte que é pontuar, fazer os três pontos e não depender de terceiros, pois dessa forma garantidamente que seremos nós a ficar na segunda divisão.”
Neste momento o GDM está acima da linha d’água, em sexto lugar, com 15 pontos, e logo abaixo está o Livramento com a mesma pontuação.
Um campeonato que o técnico dos verdes e amarelos reconhece estar cada vez mais competitivo e exigente, o que leva a que seja preciso repensar alguns aspetos para o futuro, considera:
“É preciso pensar, apelar e verificar o que acontece e está a acontecer em outros campeonato com uma grande exigência na II Divisão. A realidade deste ano é, seguramente, muito mais dramática no futuro se não houver um ajuste.
Às vezes nem é só a questão dos reforços e sim a necessidade de se repensar como é que é possível que uma equipa amadora esteja num contexto cada vez mais profissionalizado e conseguir resultados suficientes para os objetivos.
Esta situação não é só da parte financeira mas também da desportiva e logística. É preciso pensar tudo e temos de ser exigentes no dia-a-dia para ver as estratégias que nos permitam manter este nível.
Este é um aviso e esperemos ter direito a ele sendo competentes no sábado, ajustando ainda num contexto amador, que nos permita, no futuro, ter menos dificuldades ou evitar que as sinas se cumpram.”
O plantel está todo apto para enfrentar o adversário que encaixa na terceira posição da tabela com 26 pontos.
Costinha está confiante de que o resultado positivo vai pender para o lado de Macedo, contando com o apoio em força do sexto elemento:
“Têm treinado muito bem e não há nada a apontar.
Quando olhamos a uma média de idades tão baixa vemos que, por vezes, não conseguimos ser tão constantes exibicionalmente mas é de esperar que no sábado a inexperiência fique de lado e venha ao cimo a competência que ultrapasse tudo, a vontade, a garra e o apoio que sabemos que vamos ter no nosso pavilhão.
Apesar de ser contra um adversário muito difícil como é o Portimonense, recheado de jogadores com muita rotação em ligas europeias e mundiais, do outro lado há jogadores que ganharam a Liga dos Campeões pelo Sporting. Estamos a falar de uma equipa que tem um profissionalismo muito vincado e que queria regressar à primeira liga.
Mas estamos em nossa casa e só temos um resultado que queremos e podemos, que é a vitória. No sábado o Portimonense vai ter de passar para segundo plano e é só o GDM que pode dominar o jogo, impondo a sua força e forma de estar.”
O jogo que encerra a época está marcado para as 16h deste sábado no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE