Atleta com família em Macedo de Cavaleiros participa no Campeonato do Mundo de Andebol

Mariana Silva, atleta com raízes brigantinas, está a participar no Campeonato do Mundo de Andebol, na Macedónia do Norte.

A atleta de 19 anos foi uma das selecionadas para defender a baliza de Portugal, no Mundial desta modalidade. A representante da Seleção Nacional sub 20 feminina, participa pela primeira vez no Campeonato do Mundo.

Para já são três vitórias que a equipa portuguesa arrecadou, o que fez com que o grupo português passe aos quartos de final em primeiro lugar:

“Representar Portugal em qualquer contexto seja em estágio, ou em competição, é sempre um motivo de orgulho. Mas também uma responsabilidade enorme, porque é Portugal que temos ao peito e é por quem lutamos. Aqui, na Macedónia do Norte está a correr bem, conseguimos passar na Main Round, na fase de Grupos em primeiro lugar, com três vitórias. Neste momento, na Main Round já tivemos um empate e esta terça feira conseguimos ganhar à Islândia, o que nos fez passar aos quartos de final, em primeiro lugar. Neste momento, já estamos nas oito melhores equipas do mundo. O nosso objetivo é bater a melhor classificação, neste escalão, num campeonato do mundo, que foi um sexto lugar em 1997. E por isso queremos estar no top 5. Mas vamos fazer de tudo para que Portugal tenha medalhas.”

Mariana Silva tem ligações familiares ao distrito de Bragança. O pai é brigantino, a mãe madeirense, conheceram-se quando a mãe estudou na capital de distrito, e tem ainda família em Macedo de Cavaleiros. A guarda-redes contou à Onda Livre o seu percurso como atleta de andebol:

“Comecei a jogar andebol quando tinha 10 anos, a convite de um amigo, mas inicialmente a ideia era praticar só um desporto. Mas depois o tempo foi passando, o meu treinador pediu-me para ir à baliza e foi aí que apanhei o gosto pelo andebol. Tive cinco anos no meu clube de formação, Bartolomeu Perestelo, na Madeira. O meu trajeto no andebol foi evoluindo. Aos 15 anos fui chamada, para o Madeira Andebol Sad, onde jogei em duas épocas que é um clube que tem lutado sempre pelo título nacional. Ainda conquistei a Taça de Portugal e o Campeonato. Depois, há dois anos que recebi uma proposta para vir para o continente, ainda com 17 anos, e é onde estou neste momento, no Clube Almeida Garret”.

Portugal está a somar vitórias no Grupo G do Mundial Sub 20 feminino de Andebol.

Ganhou à Guiné Conacri por 32-18. No segundo jogo frente ao Uzbequistão por 44-25, e diante de Montenegro por 34-31. Também empatou frente ao anfitrião, a Macedónia do Norte por 28-28. Esta terça-feira defrontaram a Islândia, o jogo ficou a 26-25. Nos quartos de final do Mundial de sub-20, Portugal vai defrontar a Dinamarca, que foi a segunda classificada do II Grupo II, em partida agendada para hoje. A final está agendada para este domingo.

Escrito por ONDA LIVRE