Um deles, que ainda está ativo, começou no sábado, perto das 19h00, em Soutelo, no concelho de Bragança. Na noite de sábado, chegou a ter duas frentes ativas e foi dado como dominado mas, ontem à tarde, reacendeu, chegando a ter mais de 120 operacionais no terreno, apoiados por mais de 40 viaturas. Neste momento, o incêndio ainda está em curso, contando com mais de 260 operacionais, apoiados por 91 viaturas.
O comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins, acaba de fazer o ponto da situação à Rádio Brigantia e diz que neste momento há duas frentes ativas:
“Os trabalhos estão a decorrer com máquinas e linhas de mangueira. Já não há aldeias em perigo. Está a arder mato entre a Ribeira das Andorinhas, Prado Novo, Soutelo e Rabal. Foi uma noite complicada, com algum vento e tivemos que meter meios externos ao distrito, que não conhecem o terreno e há sempre questões relacionadas com a segurança. No entanto, o trabalho teve resultados positivos e conseguimos que não chegasse a Rabal. Estamos em rescaldo já nalguns sítios e a combater noutros”
O comandante espera que apesar das altas temperaturas o trabalho continue positivo:
“Agora só a meteorologia vai definir o que acontece. As temperaturas vão estar novamente altas e os ventos não vão estar sempre na mesma direcção pelo que as coisas se podem complicar. Neste momento os trabalhos estão a correr favoravelmente. Há algumas zonas de difícil acesso mas os meios aéreos entraram às oito e meia no terreno. Agora tudo depende dos ventos e do acesso aos locais onde ainda houver pontos quentes”.
Apesar de o incêndio ter estado bem perto de Rabal, não houve necessidade de retirar as pessoas da aldeia:
Também no sábado, um outro incêndio queimou mato em Angueira, no concelho de Vimioso. Começou cerca de uma hora mais cedo que o de Soutelo, também foi dado como dominado mas também reacendeu ontem à tarde. Ontem à noite, no terreno estiveram mais de 230 operacionais, apoiados por 80 viaturas e, neste momento está em resolução, contando com 200 operacionais e 70 viaturas.
Este incêndio levou ao corte da estrada que liga Alcanices e Vimioso.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)
Fotografia: Meteo Trás-os-Montes

