As Praias da albufeira do Azibo, nomeadamente, a da Ribeira e da Fraga da Pegada, têm mais uma bandeira, a ColorADD, que implementa o sistema de identificação de cores para daltónicos. Esta é mais uma medida de segurança, sendo o Município de Macedo de Cavaleiros, um dos pioneiros na introdução deste sistema no nordeste transmontano. A bandeira já foi hasteada, nesta quarta-feira de manhã pelo poder local. Benjamim Rodrigues, o presidente da câmara diz que é mais uma medida inclusiva:
Esta é mais uma medida, há um código color ADD, que permite que os daltónicos possam identificar o estado de segurança das praias.
O objetivo é estender a medida a outros espaços públicos. O primeiro espaço escolhido foi a zona balnear do Azibo, por causa do nível elevado de visitantes, 400 mil por época balnear. Acrescenta que esta medida faz parte da estratégia política de inclusão:
Queremos estar sempre estar na vanguarda, no que toca e inclusividade das pessoas cada vez mais. Faz parte dos nossos planos estratégicos.
O ColorADD identifica uma cor e relaciona-o com um símbolo gráfico, partindo das cores primárias: o amarelo, o azul, e o vermelho, e depois, o branco e o preto, conseguido assim associar todas as cores. Ou seja, basicamente, usa combinações de símbolos gráficos para criar uma linguagem que possibilita ao daltónico diferenciar as cores.
Clara Guedes Pinto, diretora de desenvolvimento de parcerias da Color ADD, explica como funciona afinal este sistema:
A cada cor primária é atribuído um símbolo gráfico. O sistema color add é constituído por três símbolos, mais dois. Três símbolos das cores primárias (amarelo, azul e o vermelho) e o branco e o preto. E estes símbolos, mais dois, vão nos dar todas as cores da palete de cores existentes. Os símbolos relacionam-se com as cores. Um exemplo claro, é quando nós aprendemos em pequenos a misturar as cores com os guaches.
No Nordeste Transmontano, apenas há mais uma praia que adotou este sistema, a Congida, no concelho de Freixo de Espada à Cinta. A diretora acrescenta que esta boa prática vem no sentido de valorizar as praias fluviais do interior, sendo que a procura destas aumentou depois da pandemia covid:
As praias de interior foram altamente catalisadas pela pandemia, existindo uma valorização extraordinária das praias fluviais. Ao nível nacional, nós já ultrapassamos as 420 praias com a implementação deste sistema Color Add.
O Azibo é um bom exemplo da implementação destas boas práticas.
O sistema ColorADD, é uma invenção de Miguel Neiva, um designer português. Foi criado há 14 anos, e está a ser aplicado gradualmente em todo o território nacional e no estrangeiro. Estima-se que existam mais de 350 milhões de daltónicos, a nível mundial, uma perturbação visual que afeta um em cada 12 homens, e uma a cada 200 mulheres.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE




