Já começou o processo de beatificação e canonização da Irmã Maria de São João Evangelista

Ontem, em Macedo de Cavaleiros, deu-se início ao processo de beatificação e canonização da Irmã Maria de São João Evangelista, um momento que foi presidido pelo bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.

A sessão decorreu na Igreja de Santa Maria Mãe da Igreja, em que a Diocese de Bragança-Miranda e a Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado anunciaram este inquérito Diocesano da Causa de beatificação e canonização da Irmã Maria de São João Evangelista.

A irmã Maria de São João Evangelista, nome religioso, vai ser a nova santa portuguesa, se o processo for aprovado pelo Santo Padre.

Dom Nuno Almeida explicou porque se escolheu Macedo de Cavaleiros e a data de 15 de agosto:

Macedo foi escolhido porque a Irmã professou há 76 anos, a sua profissão religiosa precisamente aqui. Por isso é um dia muito especial também a congregação, porque nasceu há 74 anos. É uma data jubilar. Depois é a Igreja Santa Maria, e foi escolhido pela importância que tem para a própria congregação.

A irmã Maria de S. João teve uma vida relacionada com diversos acontecimentos místicos, concedendo diversas graças e até milagres. O processo vai ter agora início, como adianta o bispo da Diocese de Bragança-Miranda:

Mas ela acabou por ter essa autorização, que para uma religiosa era muito difícil e ela conseguiu. Na vida dela ajudou muita gente concedendo diversas graças e até milagres.

A responsabilidade deste processo é da Diocese de Bragança-Miranda, que nomeia um grupo, que vai ser submetido a um tribunal diocesano Ad Doc, como conta:

Vai ser conduzido pelo Delegado Episcopal, o Padre Tiago Alves, pároco de Mirandela, que faz realizar uma recolha formal de testemunhos.

Também vai ser criada uma comissão histórica, liderada por António Montes, que já deu início aos trabalhos:

Esta comissão histórica já a trabalhar há bastante tempo. São estes elementos, a partir das cartas e os testemunhos orais, junto de pessoas que conheceram a irmã que consistem no início do processo que será enviado para Roma, que será aprovado pelo Santo Padre, ou não.

A irmã Maria de São João Evangelista tem como nome de batismo é Alzira da Conceição Sobrinho, é natural de Pereira, em Mirandela. Nasceu a 4 de abril de 1888 e faleceu 10 de junho de 1982, em Chachim, Macedo de Cavaleiros. Faleceu com 94 anos, depois de prolongada doença, no dia de Corpo de Deus, sua festa predileta, a 10 de junho de 1982, com fama de santidade.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE