Macedo de Cavaleiros acolhe o Mestrado Profissional em Gestão Aplicada, marcando o regresso ao Ensino Superior no concelho, uma promessa eleitoral de Benjamim Rodrigues

Macedo de Cavaleiros já tem ensino superior no concelho, com a abertura do Mestrado Profissional em Gestão Aplicada, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, que contou com uma cerimónia de abertura, que decorreu nesta sexta-feira, no Centro Cultural.

Orlando Rodrigues, presidente do IPB, destaca que esta formação é mais orientada para públicos adultos:

Esta é uma categoria nova de mestrados profissionais, mais orientada para públicos adultos. São mais flexíveis, e portanto mais adaptados a pessoas que estejam na vida ativa. O mestrado permite que as pessoas vão fazendo micro credenciais, que são pequenos módulos de formação, que os formandos podem vir acumulando, e em qualquer altura, completar o grau ou apenas qualificar-se nesses pequenos módulos. É um conceito novo, muito interessante, voltado para públicos adultos. E quisemos fazê-lo aqui em Macedo de Cavaleiros, porque temos aqui esta iniciativa da Escola de Negócios.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, destaca que para além desta ser uma promessa eleitoral por cumprir, existem muitas vantagens por esta formação decorrer em Macedo:

Os alunos que vão frequentar este mestrado de gestão aplicada, são de todo o distrito. Isto releva aqui uma preocupação em oferecer capacitação e capacidade formativa, para as pessoas de toda a região. A Gestão Aplicada é uma ferramenta muito necessária, para várias áreas. Falamos de áreas tão distintas e cruciais para alavancar algum desenvolvimento.

É um mestrado que decorre numa zona central, e por isso de fácil acessibilidade.

A cerimónia de apresentação contou com um seminário, e com a presença do comandante José Correia Guedes, que falou sobre a sua carreira na aviação, abordando temas como a negociação. O ex-piloto da TAP narrou a história mais marcante do seu livro “O Aviador”, que em tudo está relacionado como este curso:

O meu avião foi sequestrado em 1980, numa altura em que os sequestros estavam na moda, num sentido negativo. Foi uma experiência dolorosa, mas muito gratificante porque acabou bem. Foi bem resolvido. Outra coisa que me traz à Escola de Negócios, é falar do que é uma negociação. Esse sequestro também passou por uma negociação demorada, mas foi levada a bom termo, porque teve solução. Não houve feridos, nem mortes. Esta é a história mais importante.

O mestrado conta com 30 alunos inscritos de todo o distrito de Bragança. O Mestrado Profissional em Gestão Aplicada, vai ser lecionado nas instalações da Escola de Negócios do Instituto Politécnico de Bragança em Macedo de Cavaleiros, marcando assim o regresso efetivo do Ensino Superior ao concelho.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE