A empresa M. C. Rabaçal & Aragão Lda. foi distinguida pelo IAPMEI, pela qualidade e empenho como PME Líder 2024. Esta empresa está localizada em Alfândega da Fé e é um lagar de azeite já com muita história no distrito de Bragança, uma vez que foi fundada pelo avó do atual gerente, em 1941. A distinção aconteceu a 25 do mês passado.
Para Artur Aragão, o gerente da empresa, esta distinção significa muito, como esclarece:
É a primeira vez na história da empresa que se ganha esta distinção. Quer dizer que atingimos um determinado nível económico e financeiro, que permite ser distinguida, como uma empresa segura, com risco baixo, que cumpre as suas obrigações. Ao fim ao cabo, com bom nome na praça.
Este domingo, Carlos Aragão, pai do atual gerente, faria 87 anos e para assinalar de forma simbólica a data de aniversário, se fosse vivo, foi a data escolhida para mais um marco importante na história desta empresa, a inauguração de novos equipamentos no valor de 1 milhão e 400 mil euros, que vão permitir um aumento de produção. Estes são passos que demonstram a forte componente familiar enraizada, numa perfeita simbiose entre o passado e o futuro:
Esse investimento traduz-se, num aumento de produção de 200 toneladas para 570 por dia. Além disso, fizemos uma inovação, que foi colocar uma máquina logo à entrada do lagar, que vai permitir informar da qualidade do bago. Esta máquina dá-nos alguns parâmetros como os super óxidos e os polifenóis. Ou seja, define logo à partida, algumas caraterísticas do azeite que fazem a diferença na qualidade. Também fizemos outro investimento noutra máquina que nos dá, em sistema contínuo, a gordura que se perde nos bagaços.
Artur Aragão explica que esta máquina dará para regular e obter melhores rendimentos:
Ou seja, ela tem um determinado nível, e quando o passa, ela dá um alerta, para alterar ou reduzir velocidades, de forma a que não se perca azeite no bagaço.
O que faz com que tenha melhores rendimentos.
Para além disso, Artur Aragão, anuncia também que há uma nova medida para auxiliar os produtores de azeite, com o pagamento de dois euros por quilo, assim que a azeitona for deixada no lagar:
Lançamos também uma medida para ajudar os agricultores. Nós sabemos que o agricultor tem sempre dificuldade quando começa a campanha da apanha da azeitona e da vindima. Nós decidimos atribuir ao produtor dois euros por cada quilo de azeitona. Isto, antecipadamente, a partir do momento em que a azeitona é colocada no lagar, para fazer face às primeiras despesas que têm com a apanha da azeitona.
A apanha da azeitona este ano está atrasada em cerca de 15 dias, no entanto, as previsões para já é que vai existir muita quantidade e uma boa produção e por isso existe já muita especulação relativa ao preço do azeite.
No entanto este sector, atravessa sempre muitas questões, uma delas é a falta de mão de obra, mas sobretudo a crescente mecanização, que faz com não haja operadores:
“Nós temos dois problemas relativos à mão de obra. Temos dificuldade em mão de obra não profissional e ainda outra dificuldade que não se verificava. Nós estamos a começar a mecanizar a agricultura. Nós estamos a comprar estas máquinas e todos os dias aparecem no mercado máquinas novas de apoio à produção, mas estão a faltar operadores dessas máquinas.
O Ministério da Agricultura e as associações deveriam pensar que estava na hora de investir em cursos de formação de operadores de máquinas. Estamos com dificuldade em encontrar quem as maneje, digamos assim.
A Casa Aragão emprega cerca de 13 colaboradores permanentes, mas na vindima são mais 24 e ainda mais 12, durante a apanha da azeitona. Os mercados internacionais que mais exporta azeite biológico são para os Estados Unidos da América, Brasil e Alemanha. Desde 2011, que esta marca têm colocado no mercado produtos inovadores, como o Azeite de Ouro, em 2011, o Azeite Biológico para Crianças, Azeite em Pó e Azeite com a imagem dos Caretos de Podence, são alguns dos produtos inovadores. Desde 2009, que tem conseguido arrecadar prémios em concursos do sector.
Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia: mMunicipío de Alfândega da Fé

