Freixo de Espada à Cinta recebe o III Encontro de Cantadores de Janeiras, com 19 grupos em palco

III Encontro de Cantadores de Janeiras vai se realizar no próximo domingo, dia 19 de janeiro

Freixo de Espada à Cinta vai acolher o III Encontro de Cantadores de Janeiras, no próximo, domingo, a partir das 14h00 no Espaço Multiusos.

O evento vai receber 19 grupos, um de cada município da Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM DOURO.

Nuno Ferreira, o anfitrião e presidente da câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta enaltece que este será um dia único que vai manter vivas as tradições:

Antes de mais fica aqui o convite endereçado, para que no próximo dia 19 possam vir a Freixo de Espada à Cinta, que vai acolher o III Encontro dos Cantadores de Janeiras, um evento de grande dimensão, que se conseguiu alocar para o nosso concelho. Vai ter 19 grupos em palco. Cada concelho da CIM DOURO traz um grupo, responsável para atuar em palco, alusivo ao Cantar das Janeiras.


Será certamente, um dia único. Será expetável que vão ser 500 a 600 pessoas presentes neste evento, que será realizado no Espaço Multiusos em Freixo de Espada à Cinta.

Será um momento único para celebrar a identidade de um povo, de uma cultura, e manter vivas as nossas tradições, que é um dos motes da Comunidade Intermunicipal do Douro, que hoje não é uma moda é uma certeza.

O evento demonstra a união do território duriense:

A Comunidade Intermunicipal do Douro trabalha a uma só voz, daí haver este forte empenho de todos os executivos municipais para que possamos celebrar o cantar das janeiras, todos juntos e com os nossos grupos folclóricos, ranchos, bombos, com as universidades seniores. Cada um com o livre arbítrio de escolher o que deverá estar a representar o seu concelho.

Mas no fundo, o objetivo principal é partilharem a experiência, passarem um dia divertido e mostrar o que cada um faz no seu concelho e no fim celebrar os cantadores de janeiras. Será um dia inesquecível em Freixo de Espada à Cinta.

Neste certame, cada grupo será representante de cada município que cantará uma música, animada por instrumentos musicais típicos do folclore português.

A entrada é gratuita.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE