Academia Sénior mexe com Macedo

Exercitar o corpo e a mente. É a finalidade da Academia Sénior do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, que já decorre há três anos.

Desde a história de arte, à informática, inglês ou desporto são as unidades escolhidas pelos alunos, que ocupam os tempos livres aprendendo mais ainda.

Neste momento, são todas mulheres as que participam na Academia e quase todas professoras reformadas.

De ano para ano, as matérias recebidas na Academia vão mudando consoante a vontade dos alunos seniores. Saúde e Nutrição, Línguas, História de Arte e Informática foram algumas das lições recebidas nos anos anteriores. Este ano, a Academia Sénior está virada para a hidroginástica e ginástica de manutenção.

Maria Gonçalves, uma das alunas que está desde o primeiro ano de formação, refere que manter a actividade foi o principal motivo que a levou a entrar.

“O que me motivou foi sentir-me activa. É pena que as pessoas não aproveitem. Aposentei-me ainda nova e estar sem fazer nada era quase um crime. Penso em mim, quero cuidar do meu corpo e da minha mente e quanto mais actividade tiver, melhor saúde terei”.

Maria Gonçalves enumera algumas das actividades que desenvolve na Academia.

“Este ano só estou na ginástica de manutenção, mas fazemos todo o tipo de exercícios, o professor puxa muito por nós. Nos outros anos fiz sempre desporto, mas fizemos informática, história de arte, alimentação e saúde e inglês.”

Actividades escolhidas do leque de opções cedido pela própria instituição. Fernanda Afonso sublinha o convívio como o factor principal da sua participação na Academia Sénior.

 “Participo em todas as actividades. É muito importante mantermo-nos activas e o convívio também é muito bom”.

Dois dias por semana, esta temporada, encontram-se com o professor Paulo Ribeiro. O docente sublinha que o espírito de entrega das alunas é uma das características que mais valoriza no grupo.

“Estou a trabalhar com este grupo já há dois anos. Ao início estava um pouco apreensivo devido à idade delas, que estão na fase da reforma, mas a minha ideia mudou porque são pessoas dinâmicas, activas e praticam todo o tipo de exercícios que lhes propomos”.

 As actividades da Academia Sénior começaram no início do mês, mas a qualquer momento são bem-vindos mais elementos.

Relacionados