Dreams no Centro Cultural de Macedo

 

Dreams, um sonho acordado, em espetáculo de dança no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

 

No dia 5 de novembro, às 21.45h no Centro Cultural, a Companhia de Dança do Norte apresenta o espetáculo Dreams. Esta nova criação da companhia residente em Macedo de Cavaleiros teve estreia em abril no Centro Cultural Malaposta e é agora apresentado ao público macedense.

 

O espetáculo é interpretado por Sara Silva, Maria Diogo, Faye Adams, Alicia Campi, Pedro Pires e alunos das aulas de Dança Contemporânea promovidas pela companhia. A coreografia e conceção são de Pedro Pires e a composição pertence a Michael Picknett.

 

Sinopse:

 

Para Freud existem três elementos funcionais que formam a estrutura do aparelho psíquico:

 

– ID, a parte primitiva da mente. Instinto racional que se manifesta sem a preocupação de princípios morais.

 

– SUPEREGO, que atua como oposição aos impulsos do ID. Utiliza regras, éticas, valores e moralidades para atuar no EGO de forma a censurar o ID.

 

– EGO, elemento intermediário que equilibra os anseios do ID e do SUPEREGO de uma forma racional e consciente.

 

Concluirmos pois que o SUPEREGO e o ID são elementos inconscientes geradores de conflitos no EGO, responsável pelas decisões e libertação do pensamento na realidade externa.

 

É nesta “guerra” entre o consciente e inconsciente que o sonho, segundo Jung,

 

funciona como ferramenta da menta que busca o equilibro por meio da compensação. Neste sentido, pretendemos com a realização deste projeto, oferecer ao espectador um sonho acordado, uma absorção consciente. Encenar um momento coreográfico atrás de uma linha que defina outras dimensões. Um espetáculo de dança ocupado por personagens míticas dos sonhos, a anima e o animus. Uma visão onde o paradoxo se sente e a personificação se toca. Uma criação surrealista animada por movimentos arquétipos.

 

Relacionados