Estudo de impacto ambiental – abastecimento pelo Azibo?

Está em consulta pública o estudo de impacto ambiental acerca do reforço de abastecimento de água a Bragança.
Devido ao verão prolongado e seco, a água escasseou na principal fonte de abastecimento à capital de distrito e o problema em encontrar soluções voltou a ser colocado em cima da mesa.
O recurso de emergência foi, mais uma vez, o Azibo, em Macedo de Cavaleiros. Solução que não pode ser definitiva para a Comissão Directiva da Paisagem Protegida do Azibo.

O documento acerca do impacto ambiental do reforço de abastecimento de água a Bragança deveria estar para consulta pública nas câmaras de Bragança e Macedo de Cavaleiros e ainda nas Juntas de Freguesia de Salselas, Vale da Porca e Santa Combinha, em Macedo, e em 15 freguesias brigantinas. Contudo, a Rádio Onda Livre sabe que apenas está na autarquia macedense.

A possibilidade de o abastecimento ser efectuado a partir do Azibo, não como regime de alternativa, mas como efectividade, deixa Manuel Cardoso, presidente da Comissão Directiva da Paisagem Protegida do Azibo, apreensivo.

“Desta vez foi uma questão pontual. Foram apenas retirados cerca de 7 mil metros cúbicos. Mas é importante pensar que,  se no futuro o abastecimento passasse pelo Azibo o impacto ambiental negativo seria grande. Por isso é que sou contra o fornecimento de água para Bragança, não numa situação de emergência como esta”

 Manuel Cardoso explica o porquê desta posição.
 
Ouça aqui: Manuel Cardoso 1

 
O excesso de consumo de água no Azibo pode, associado a um inverno seco, causar uma situação grave no verão seguinte.
O ainda responsável pela Paisagem Protegida do Azibo lembra que o Azibo é a maior barragem do Nordeste Transmontano, mas à escala nacional, trata-se de uma pequena albufeira.
 
Ouça aqui: Manuel Cardoso 2

 
A jeito de comparação, Manuel Cardoso refere que a barragem de Pisões, no Alto Rabagão armazena mais de um bilião de metros cúbicos de água, ao passo que o Azibo consegue apenas 56 milhões de metros cúbicos numa situação de cheia.

O Azibo serve para o abastecimento agrícola, mas também o abastecimento público do concelho de Macedo, e parte de Mirandela. Em caso de falta de água na Serra Serrada, que abastece Bragança, a barragem do Azibo tem sido o bombeiro de serviço.

Por: Miguel Midões