Autarcas vizinhos escolhem Macedo de Cavaleiros para caçar

Escrito por: Miguel Midões, Rádio Onda Livre (CIR)

Vários autarcas caçadores rumaram a Macedo de Cavaleiros no último fim de semana para participarem nas montarias.

A Feira da Caça começa a ser um pólo de encontro para os vários autarcas da região que não deixam de lado a paixão cinegética.

Nas montarias deste ano juntaram-se ao autarca local Beraldino Pinto, os congéneres de Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Lamego e Gouveia.

 Este ano até o secretário de Estado que esteve a presidir à abertura da Feira da Caça e do Turismo, em Macedo de Cavaleiros, é caçador. Apesar disso, Daniel Campelo confessou que não é um atirador certeiro. 

“Mas um mau caçador. Tenho pouca pontaria”

 O mesmo não diz Beraldino Pinto, o anfitrião da caçada. A arma estava pronta, o javali preferiu outra porta.

 “Correu bem. No coletivo, quando saí do largo estavam lá 15 javalis. Não me tocaram a mim pela porta, mas foi sorte deles.”

Certeiro foi o tiro de Domingos Dias, autarca de Vila Pouca de Aguiar. A amizade de vários anos com o congénere de Macedo trouxe-o às montarias deste ano.

O javali saiu a jeito e o objetivo foi cumprido. 

“Correu bem. Saiu-me um javali a jeito e eu cumpri a minha obrigação, atingi-o e sem grande sofrimento.”

Domingos Dias vem a Macedo de Cavaleiros pelos bons lances de caça, mas também pelo convívio e empatia natural com Beraldino Pinto. 

“É habitual. Gosto de vir. È um sítio que me traz boas recordações, tenho tido bons lances de caça e aquilo que desfruto em termos de convívio é ótimo. Também sou amigo do autarca, que resulta do facto de sermos colegas, mas também da caça. Temos uma empatia natural.”

De Boticas veio Fernando Campos, que se orgulha de ser caçador ainda há mais anos que Beraldino Pinto ou Domingos Dias. Este ano, até teve as honras de ser diretor de montaria. 

“Sou caçador há mais anos, sou mais velho do que eles e hoje tive o privilégio de ser diretor de montaria. Correu bem, foram abatidos vários porcos, um número elevado, e isso deixa-nos satisfeitos. Temos de dar os parabéns à Câmara porque este evento tem vindo a ganhar o seu espaço em termos de feiras de cariz regional”.