Tribunal do Porto avalia antigo quartel dos bombeiros

Escrito por: Miguel Midões (Rádio Onda Livre)

O antigo quartel dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros vale 181 mil euros, segundo uma peritagem do Tribunal da Relação do Porto. Se estivesse novo, o edifício poderia ser vendido por mais de 300 mil euros. Com 42 anos, a associação humanitária decidiu leiloá-lo por 200 mil.

Com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros conseguiu um relatório de avaliação do antigo quartel, efetuada por um perito do Tribunal da Relação do Porto, baseada na lei 161/99, de 18 de Setembro, do código das expropriações. Trata-se de uma área de cerca de 864m2 e um edifício com 42 anos, que “apresenta má capacidade de manter o valor ao longo do tempo”, diz o relatório. O mesmo documento acrescenta que “face à idade e ao uso foi aplicada uma depreciação de 60%”.

Novo, o quartel custaria mais de 300 mil euros, mas nas atuais condições, o perito avaliou em 122.700€ o edifício e em 58.300 é o valor que tem o solo onde está edificado. Tudo fica avaliado em 181 mil euros. A peritagem foi realizada a 13 de Janeiro para “estimar de modo objetivo e rigoroso o justo valor do equipamento (…) tendo em vista a sua eventual aquisição”.