O Jamboree despede-se de Macedo de Cavaleiros com o desejo de voltar

 

Escrito por Lídia Martins e  Paula Alves – Rádio Onda Livre_(CIR)

 

O 21º Jamboree de Minibásquete passou por Macedo de Cavaleiros e é um evento para regressar.

Sergio Rosmaninho, coordenador desta atividade, faz um balanço positivo da semana.

A chuva e algumas desistências foram o único ponto negativo neste 21º Jamboree.

 

Jamboree 1

 

“Francamente positivo. Os nossos propósitos de proporcionar uma semana fantástica a estas crianças foram completamente atingidos. Num ou outro momento tivemos alguma dificuldade com a chuva mas conseguimos superar e portanto as crianças firam felizes. Houve algumas desistências de crianças aqui de Macedo que nos deixaram tristes porque gostaríamos que ninguém tivesse desistido mas são crianças que não estão nada ligadas ao basquete e como este Jamboree tem um grande caracter de basquete eles acabaram por não se sentiram bem enquadrados mas é algo que vamos rever e da próxima vez de certeza que as crianças de uma região que não haja basquete vão se sentir mais acolhidos, se bem que nos não os desacolhemos de modo nenhum.”

 

Ainda este ano o Jamboree vai passar por  em Ilhavo e por Monção.

 

Jamboree 2

 

“Ainda este ano vai haver Jamboree em Ilhavo e em Monção. Para o ano já há candidatos a organizar o Jamboree, no entanto ainda não há certezas.”

 

Participaram neste evento crianças de todo o país e ilhas.

Durante esta semana tentou-se incutir nos jovens um pouco da historia do concelho, refere Sergio Rosmaninho.

 

Jamboree 3

 

“Recebemos crianças de todo o país, desde o Algarve, ilhas, nomeadamente Santa Maria, Alentejo, Lisboa, Guarda, os mais próximos Viana do Castelo, Braga. Fomos ao Azibo, à Casa do Careto, fomos ao museu de Salselas. Tentamos que as crianças que vieram aqui visitar-nos e passar esta semana connosco saíssem daqui mais conhecedoras do concelho, com mais histórias para contar e mais motivos para voltar.”

 

A hospitalidade macedense convenceu o coordenador deste Jamboree que afirma que seria um gosto voltar a Macedo de Cavaleiros.

 

Jamboree 4

 

“Fomos acolhidos de forma excecional pelo instituto e pela engenheira Helena Chéu, tentou ao máximo proporcionar as melhores condições e foram ótimas. Com todo o gosto voltaríamos.”

 

Uma semana cheia de atividades com muito desporto e convívio entre os jovens partcipantes e a comunidade local.

Uma combinação da cultura de Trás-os-Montes com basquetebol que chegou ao fim.