Escrito por Lídia Martins e Paula Alves – Rádio Onda Livre_(CIR)
Cerca de 200 crianças participaram no Gira Vólei em Macedo de Cavaleiros.
Uma parceria da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros com a Federação Portuguesa de Vólei.
A vereadora da Cultura, Sílvia Garcia, refere que o objetivo é promover os hábitos de vida saudáveis.
A praia fluvial do Azibo recebe em Agosto o campeonato nacional de vólei.
“Este evento surge do seguimento e da celebração de um protocolo que o município fez com a Federação de Vólei no âmbito da prática do Gira Vólei nas nossas escolas e como tal hoje tivemos aqui um encontro distrital e claro que estou muito satisfeita porque nós temos que apostar nos nossos jovens, apostar na prática desportiva e isso leva também a promoção de hábitos de vida saudáveis que é aquilo que nós pretendemos também. A nível do vólei temos o campeonato nacional que se vai desenvolver mais uma vez na albufeira do Azibo, em Agosto todos os aficionados deste desporto podem vir a Macedo de Cavaleiros, certamente vão disfrutar de uma boa final, de uns bons jogos de vólei, além de poderem disfrutar da nossa paisagem e das águas do Azibo.” – afirma Sílvia Garcia.
As condições climatéricas não atrapalharam o Gira Vólei como era previsto no início.
Jorge Florencio, da Federação Portuguesa de Voleibol diz estar bastante satisfeito com este campeonato regional.
O desejo é voltar e Macedo será um dos locais falados para a organização do próximo Gira Vólei.
“Estamos muito satisfeitos apesar de termos tido, ou inicialmente previa-se que íamos ter alguns problemas com as condições climatéricas mas conseguiu-se montar toda esta estrutura neste salão multiusos e montamos também os campos lá fora, correu tudo muito bem. Por nossa vontade sim, creio que este evento terá sido também satisfatório para a Câmara Municipal, temos toda a disponibilidade para repetir. Ainda não mas iremos certamente voltar a falar aqui com Macedo nesse sentido” – refere Jorge Florencio.
Uma das vencedoras deste encontro Regional na categoria dos 15 anos, Daniela Marcelo do Clube Académico de Bragança começou a praticar vólei aos 7 num Gira Vólei.
Rui Sá e João Mendes do Clube de Mogadouro conquistaram o 2º lugar na categoria dos 13/14 anos e praticam esta modalidade à 5/6 anos.
“Eu comecei, precisamente no Gira Vólei quando tinha sete anos. Normalmente, ganho todos os anos. Ainda agora acabou mas para o ano virei. Ando num clube, costumo ter treinos segundas e quartas, duas horas cada dia.” – realça Daniela Marcelo.
Rui Sá e João Mendes acrescentam que já praticam esta modalidade há “5/6 anos. Foi a segunda vez, no ano passado em primeiro lugar. A seguir começamos já a treinar.”
O Clube Académico de Bragança amealhou vários prémios.
Rui Santos, diretor técnico, refere a crescente participação de atletas brigantinos.
“Eles já todos são campeões, só o virem aqui. Tivemos no primeiro lugar nos 13/15 anos femininos, tivemos também no primeiro e segundo lugar nos maiores de 23 masculino e tivemos primeiro lugar feminino mais de 23 anos. O Académico já está neste projeto há três anos, Gira Vólei. Iniciamos com o vólei, isto é uma vertente, mais fácil são dois contra dois, temos vindo a crescer de ano para ano a nível feminino e masculino, apostamos nos veteranos. De ano para ano temos vindo a crescer até porque nós também temos envolvido muito o vólei, fazemos o torneio de vólei de praia todos os anos, feminino masculino e veterano. Estamos em todos os encontros de Gira Vólei, no desporto escolar, e tem aumentado realmente bastante. Esperamos mais atletas femininos para o ano. Parabéns organização, Camara de Macedo de Cavaleiros, Federação, parabéns a todos.”
Em Agosto espera-se mais um grande Campeonato Nacional de vólei de praia na Albufeira do Azibo.