Distrito de Bragança beneficia com o aumento do IVA em Espanha

 

O aumento do IVA em Espanha é vantajoso para os empresários do distrito de Bragança. A taxa sobe de 18 para 21 por cento a partir do início de Setembro.

Para o presidente do Núcleo Empresarial de Bragança – NERBA, a subida do imposto do lado de lá da fronteira é vantajosa para os empresários da região.  Eduardo Malhão diz que as empresas vão conseguir ser mais competitivas.

“De facto era importante que existisse uma harmonização fiscal e este grande discrepância que existia entre o IVA dos dois lados da fronteira distorcia a concorrência e prejudicava muito as empresas portuguesas”, realça o representante dos empresários.

A maioria das empresas instaladas em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, exporta para Espanha. Os empresários não temem a retracção dos mercados.

Para Sérgio Gonçalves, empresário do sector da tanoaria, as empresas da região vão beneficiar com o aumento dos impostos em Espanha.

“Vai fazer com que o produto espanhol seja mais caro e no caso de empresas exportadoras, como o sector do vinho, acabam por fazer compras fora de Espanha”, constata o empresário.

Da mesma opinião é Alberto Martins. Para o empresário do sector da cutelaria, a subida do IVA vai aproximar mais os preços dos produtos portugueses e espanhóis.

“Poderá de alguma forma nivelar aquilo que são os preços médios de mercado praticados entre ambos ao países. Se é verdade que numa factura intra-comunitária vão ter que entregar mais ao Estado, também é verdade que as empresas que poderão absorver o seu produto também terão esse aumento. Portanto essa dificuldade será de ambos os lados”, realça o empresário.

O presidente da Junta de Freguesia de Palaçoulo, Manuel Gonçalves, também é empresário e teme uma diminuição do volume de exportações. No entanto, o autarca acredita que os empresários de Palaçoulo vão conseguir dar a volta à crise.

“O nosso principal mercado está na Espanha e ao aumentar o preço dos produtos vai haver mais dificuldade em vender. No entanto, continuo a confiar nos empresários de Palaçoulo e penso que vão conseguir dar a volta por cima”, salienta o autarca.

O aumento do IVA do outro lado da fronteira poderá ser uma oportunidade para os empresários do distrito de Bragança.

 

Escrito por Brigantia (CIR)

Relacionados