Escolas de Macedo de Cavaleiros galardoadas pela EDP por eficiência energética

 

É um galardão de mérito de todo o coletivo escolar.

É assim que o presidente do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros classifica o primeiro prémio que o estabelecimento de ensino arrecadou no concurso Eco Challenge da EDP.

Paulo Dias considera este galardão, um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola que sempre desenvolveu um sentido ecológico para com os alunos.

 

Prémio 1

 

“Naturalmente que este prémio é fruto de um trabalho, não só dos professores que acompanharam os alunos este ano mas também de todos os professores que estiveram presentes durante os anos de escolaridade, porque no projeto educativo do Agrupamento esteve sempre com muita evidência esta vontade de ser ecológico, de ser responsável”, realça o docente. “É um galardão de mérito de todo o coletivo escolar. Todos são, não há galardões individuais. Sempre que um prémio é conquistado é o prémio de uma equipa”, ou seja é um prémio dos “alunos, quer dos cursos de educação e formação e cursos profissionais das energias renováveis e da eletricidade, dos funcionários, dos dois professores, que foram os dois mentores internos desta participação, Luís Filipe a Carla Freitas,  que fizeram reuniões com alunos, funcionários, professores mas de forma mais visível os alunos que referi e os funcionários”, considera Paulo Dias.

 

O Agrupamento de Escolas de Macedo é a instituição de ensino do distrito com mais Bandeiras Verdes, são 12.

Com este prémio Paulo Dias quer aumentar ainda mais a eficiência energética e ecológica do agrupamento.

 

Prémio 2

 

“Confirma aquilo que o Agrupamento tem tido em termos de certificação e prémios de Bandeiras Verdes. Somos um Eco Agrupamento, somos o Agrupamento do distrito com mais Bandeiras Verdes2, realça. “Não estando este desafio associado às Bandeiras Verdes, mas significa que estamos no bom caminho em termos dos espaços que são dados na economia e na ecologia que temos implementado. Significa que com o prémio vamos poder aumentar a nossa eficiência”, destaca o docente.

 

O docente revela ainda que é um orgulho liderar uma escola que tantos galardões já conquistou.

 

Prémio  3

 

“Sinto que a forma como oriento o trabalho dos professores, dos alunos, dos funcionários, dá espaço às pessoas para se candidatarem, para se lançarem, se arriscarem e para ganharem. Macedo tem ganho inúmeros prémios, inúmeras participações, na Matemática, na Físico-Química, no Desporto, isso naturalmente que é muito bom e é muito reconfortante para quem está a frente de uma estrutura como esta”, sustenta o presidnete do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.

 

Num total de 36 escolas participantes de todo o país, a Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros venceu o primeiro prémio num concurso de eficiência energética promovido pela EDP Serviço Universal.

 

Escrito por Onda Livre