Olhar o céu e identificar estrelas e as suas evoluções, apreciar o relevo da Lua e observar galáxias, são a proposta para as noites de 3 a 7 de agosto.
A iniciativa de astronomia “Vale a pena olhar o céu”, integra o programa de Ciência Viva no verão, que o Município de Macedo de Cavaleiros possibilita.
A partir das 21.30h, a Astronomia no verão estará presente em Vale Pradinhos (dia 3), Santa Combinha (dia 4), Ferreira (dia 5), Vinhas (dia 6) e Vale Benfeito (dia 7).
As sessões, cujo o local de encontro se localiza nas sedes de junta ou no largo principal da aldeia, iniciam-se com uma explicação teórica de contextualização.
Nas observações à vista desarmada são privilegiadas a orientação estelar e identificação de constelações. Com o telescópio, observam-se a Lua, Saturno, estrelas em diferentes fases de evolução (azuis, amarelas e vermelhas), enxames de estrelas (abertos e fechados) e a galáxia Andrómeda (M31).
O Programa de Ciência Viva contempla também a Biologia e Geologia. Na Biologia, realizam-se as atividades “Libélulas dos nossos rios” (29 agosto), “Há vida nas ribeiras” (31 agosto) e “Morcegos na Terra Quente Transmontana” (2 de setembro). Na geologia, reserva-se uma viagem de milhões de anos ao “Maciço de Morais: antigo oceano enquadrado por dois antigos continentes” (8 de setembro).
Estas iniciativas, não sendo ações muito exigentes do ponto de vista científico, em que é utilizada uma linguagem simples, constituem uma ótima oportunidade de aumentar conhecimentos, mesmo em período de férias.
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória junto da Ecoteca de Macedo de Cavaleiros, utilizando o telefone 278 420 426 ou o e-mail: ecoteca_macedo@yahoo.com.