Dia 10 de Setembro realiza-se mais uma edição da Feira das Cebolas em Chacim.
Uma feira anual que já faz parte da história da freguesia.
O objetivo é mostrar aos jovens a arte do cultivo para esta tradição não se perder.
José António Génio, presidente da Junta de Freguesia dá apoio total aos agricultores.
“É uma feira com muitos anos, vêm do tempo do Londriz, o fundador das feiras. A Junta está sempre ao lado dos agricultores. Para chamar e trazer mais pessoas a Chacim divulgo não só a feira das cebolas, como agricultor e os jovens que continuem a trabalhar na terra para que assim a tradição da cebola não acabe.”
Nesta feira apenas se podem vender cebolas que sejam de Chacim, como afirma o presidente da Junta de Freguesia.
Este ano a seca pode ter afetado a criação das cebolas mas esperam-se cerca de 30 vendedores e cerca de 30 toneladas de cebola.
“ Estarão cerca de 30 vendedores e cerca de 30 toneladas de cebola. A cebola que vai poder ser vendida em Chacim terá que ser a que é fabricada na freguesia, não pode ser de outro lugar porque a tradição da cebola é da aldeia de Chacim. Com a seca que se fez sentir este ano de certeza que não vai haver tanta produção como houve dos outros anos, mas além do mal o povo até nem se pode queixar em respeito à seca, nunca lhes faltou água tanto para beber como para regar. As coisas bem divididas dão para todos”
O presidente da Junta de Freguesia, José Génio, faz um apelo a toda a população que apareça nesta festa e dá os parabéns à Rádio Onda Livre pelo trabalho que tem desenvolvido.
Dia 10 de Setembro mais uma edição da tradicional Feira das Cebolas em Chacim.
Escrito por Onda Livre