Os alunos que investem na sua formação profissional têm um futuro assegurado.
A convicção é do diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
Paulo Dias argumenta que, apesar da precariedade laboral, os jovens que agarram as oportunidades e se focam na sua formação terão um futuro risonho.
“Tudo nos jovens de hoje em dia é, mais ou menos, como antigamente. Há sempre oportunidades. Os alunos que estão bem formados, do ponto de vista pessoal e académico, vão ter sempre futuro”, afirma. Paulo Dias acredita que “os jovens que facilitaram mais ou que entenderam que conseguiam as coisas sem trabalho vão ter que fazer um percurso mais difícil mas o futuro não nos pertence. A escola prepara para a vida. Tenho fé no futuro, creio que terão um grande futuro pela frente”, assegura.
Segundo o responsável, a aposta na formação académica é imprescindível.
Contudo, Paulo Dias considera que a vida por si só é um enorme ensinamento.
“A noção de que o ensino superior é a única via, felizmente está-se a esbater. É verdade que a formação e a certificação são importantes, mas acima de tudo, é importante que os jovens sejam capazes de ser inteligentes, terem uma literacia da vida, olhar ao seu redor e ver o que podem fazer, independentemente da formação que tenha adquirido. Hoje um jovem que acaba um curso não sabe nada, está preparado para aprender. Uma licenciatura e/ou mestrado prepara as pessoas para aprenderem, o resto vem depois”, sustenta o diretor de Macedo de Cavaleiros.
Há 11 anos na liderança das Escolas de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias afirma que o caminho para o sucesso é o da exigência.
“Se falarmos ao nível da qualidade do ensino, eu penso que estamos como sempre estivemos. Há situações em que há mais ou menos exigência. O discurso politico, neste momento, afirma a procura dessa exigência, da qualidade e da excelência. Já houve reforços em algumas áreas para que os alunos sejam excelentes em, por exemplo, português, matemática, história, etc”, garante.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros a afirmar que quem aposta na sua formação académica terá um futuro promissor.
Escrito por Onda Livre