O Geoparque Terras de Cavaleiros participou na 11ª Conferência Europeia de Geoparques, que se decorreu de 19 a 21 de setembro em Arouca.
Os mais de 300 participantes, dos cinco continentes, foram surpreendidos pela irreverência dos Caretos de Podence e imponência dos Cavaleiros oriundos de Macedo e que marcaram presença na noite de quinta-feira.
A curiosidade pelo projeto do Geoparque Terras de Cavaleiros ficou manifestada também na sua comunicação, que contou uma muito significativa participação.
A presença do Geoparque Terras de Cavaleiros nesta conferência revestiu-se de especial importância dado tratar-se de uma excelente oportunidade em promover as enormes potencialidades do território junto dos membros de instituições como a Rede Europeia e Mundial de Geoparques e a UNESCO, membros de outros geoparques, estudantes, turistas e operadores.
O projeto, que apresentará candidatura à integração nas Redes Europeias e Mundial em novembro, aposta num turismo assente nos valores culturais, históricos, cénicos e na identidade local, promovendo aquilo que é autêntico e único conseguindo para o território e seus habitantes, integridade ambiental e um desenvolvimento económico sustentado.
A Conferência Europeia de Geoparques é um evento que se realiza anualmente, em diferentes Geoparques membros da Rede Europeia, com o objetivo de promover e valorizar o conhecimento e a inovação, inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável destes territórios. Este ano realizada no Geopark Arouca decorreu sob o mote: “Geoparques: um contributo para um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável”. Na sessão de encerramento foi conhecida a decisão do Comité em aprovar a entrada de dois novos Geoparques na Rede Europeia e Mundial, perfazendo agora um total de 52 e 90, respetivamente.