Oitenta e oito praticantes de caravanismo passaram este fim-de-semana por Macedo de Cavaleiros para uma visita a diversos pontos de interesse do concelho.
Vindos de todo o país e também da vizinha Espanha, as 38 autocaravanas estacionaram no Parque Municipal de Exposições
Mário Agostinho, de Vila Nova de Gaia e há mais de 65 anos a percorrer as estradas pelo gosto ao caravanismo conta que ficou encantado com o que viu em Macedo de Cavaleiros.
“Andamos por onde nos deixam andar. Há caminhos que não podemos, são muito estreitos. Quando as estradas são boas, como aqui no Nordeste Transmontano, nós vamos até ao fim do mundo. Estou a gostar muito da passagem por Macedo de Cavaleiros, já passei aqui varias vezes e não conhecia. Fiquei a conhecer Macedo com mais agrado do que das outras vezes que tinha passado por aqui.”
“Pelas Vias das Terras Quentes”, deu nome à 23ª Acampovana, organizada pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos.
Manuel Carvalho enalteceu a beleza da cidade e destacou a visita à Casa do Careto de Podence.
“Estou surpreendido com a cidade, está lindíssima. Há 40 anos fui ao Convento de Balsemão, regressei agora. Quando se vai sozinho não é facultado o acesso, nem explicado o que se vê. Ficamos maravilhados. Gostei muito, assim como gostei do Museu de Salselas e dos caretos, embora veja muitas vezes na televisão e muitas das vezes se pense que aquilo é uma fantochada, não é. Gostei imenso do que vi e que andem para a frente porque têm ali uma obra digna de ser vista.”
O Convento de Balsamão, o Museu Rural de Salselas e a Albufeira do Azibo foram alguns dos locais visitados.
Locais emblemáticos do concelho muito elogiados pelos caravanistas.
“Fomos ver o Museu de Salselas, gostei muito, tinham lá coisas do meu tempo e do da minha avó.”
“Sou do Barreiro, nunca tinha cá vindo. Vim com os amigos, gostei imenso. É uma cidade muito bonita, muito limpinha, tem um ar agradável e as pessoas também são agradáveis. Gostei muito do Museu de Salselas, achei que estava muito dignificante e muito bem estruturado.”
Hoje o local de passagem da 23ª Acampovana é Mirandela e amanhã os 88 caravanistas seguem para Vila Real.
Escrito por Onda Livre
23.ª ACAMPOVANA
“Pelas Vias das Terras Quentes”
No passado fim de semana, 21/22 e 23 Setembro de 2012, em terras de Macedo de Cavaleiros, realizamos a nossa 23.ª Acampovana.
Estiveram presentes 88 Companheiros, dos quais duas crianças entre os 7 e os 12 anos e outras duas crianças com menos de 7 anos, que se transportaram em 40 Unidades (38 autocaravanas, 1 Caravana, 1 s/material).
O Companhei
ro mais jovem, presente neste Evento, está com a bonita idade de 81 anos e a criança com menos idade, tem 5 anos.
A todos que connosco cooperaram e participaram para dar corpo a esta 23.ª Acampovana endereço o meu profundo agradecimento. A Vossa presença faz com que agora fiquem registados, na nossa memória, as boas recordações que este encontro de Companheira(o)s sempre nos proporciona.
No jantar realizado na noite de Sábado, tivemos a honrosa presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Engenheiro Beraldino José Vilarinho Pinto, ao qual quero aqui deixar, e realçar, uma mensagem de gratidão, não só pela colaboração que o seu Município está a prestar ao movimento Campista e Autocaravanista como também pela agradável companhia e a boa disposição que, durante cerca de 3 horas, manteve comigo e com o Companheiro António Maravilha.
Quero também deixar manifestado o agradecimento ao Turismo de Macedo de Cavaleiros, ao Grupo Cultural e Recreativo Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, ao Senhor Reitor (Padre Basileu Dos Anjos Pires) do Convento de Balsamão, ao Senhor Doutor António Cravo, fundador do Museu Rural de Salselas, às Senhoras que nos acompanharam como Guias Turisticas, e a todos aqueles que nos proporcionaram bons momentos de convívio e conhecimento artístico e cultural.
Luís Massa (Presidente do C. C. C. Barcelos)