A saída do Helicóptero do INEM garante a manutenção da Urgência da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
A convicção é do deputado social democrata, Adão Silva.
A conclusão da Auto-estrada Transmontana, os cortes inevitáveis do Governo na área da saúde e uma redução no atendimento de doentes na Urgência de Macedo, que nos últimos dois anos desceu em cerca de quatro mil utentes, colocavam em causa a manutenção do serviço de Urgência no hospital de Macedo de Cavaleiros, segundo o parlamentar.
“Nós tínhamos uma obrigação que era defender a manutenção da Urgência Básica de Macedo de Cavaleiros. Havia dúvidas na sua manutenção porque é preciso haver cortes nas despesas da saúde.
Por outro lado está quase a concluir-se a Auto-estrada Transmontana que vai ligar muito rapidamente Macedo de Cavaleiros a Mirandela e Macedo a Bragança e ainda se verifica também, que tem havido uma redução fortíssima no número de pessoas atendidas na urgência básica, nos últimos dois anos caiu cerca de 14% menos 4 mil pessoas, portanto havia um grande risco de ficarmos sem Urgência Básica.
Nós conseguimos evitar que ela fosse encerrada, isso é muito importante porque garante que Macedo de Cavaleiros continue a ser uma terra de primeira classe, Macedo de Cavaleiros tem um hospital que vai continuar a funcionar com grande qualidade porque tem este tipo de urgência aberta, que é uma forma de entrar mais utentes nos serviços de medicina, e sobretudo evita-se que as pessoas sejam deslocadas para Bragança ou Mirandela. Isto era da maior importância e foi garantido.”
Lembro que há agora duas ambulâncias SIV na região, situadas Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa.
E está prevista a vinda de uma terceira para Macedo de Cavaleiros, após a saída da aeronave de emergência.
A vinda destas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida é para o deputado um ganho acrescido para a região.
“Garantimos que em Macedo de Cavaleiros passa a haver uma viatura para Suporte Imediato de Vida, que é uma viatura que vai com um técnico de urgência e vai com um enfermeiro preparado para ocorrer a situações de grande gravidade. Nós reforçamos estes meios, isto para nós é muitíssimo importante, é preciso notar que o helicóptero fica localizado em Vila Real, como já se viu tem respostas mais capazes e mais completas, mas o helicóptero vai continuar a vir a Macedo de Cavaleiros as vezes que for preciso e oxalá que não venha muitas vezes.
Vai ter agora uma vantagem adicional, vai ter um suporte de base que até aqui não tinha, uma viatura que está muito adaptada sobretudo num concelho rural, num concelho com extremos climatéricos e que não dispõe de muita população, pensamos que há aqui uma melhoria de respostas de urgência para a população de Macedo de Cavaleiros.
Do meu ponto de vista, há ganhos que não tem sido sublinhados e é preciso reforçá-los porque a manutenção do serviço básico de urgência, o acréscimo de uma viatura que vai rapidamente às aldeias ocorrer a situações complexas e a vinda do helicóptero, tudo isto conjugado, é uma vantagem acrescida para as populações.”
O deputado Adão Silva a dizer que o Serviço de Urgência Básica (SUB) do Hospital de Macedo de Cavaleiros é uma garantia.
Escrito por Onda Livre