A apanha dos cogumelos silvestres pode ser muito perigosa caso se desconheça os riscos inerentes à sua ingestão e a sua identidade.
Associação Micológica Terras do Roquelho passou por Podence, em Macedo de Cavaleiros para realizar o VIII curso de Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres.
Sendo Macedo de Cavaleiros um concelho rico em espécies de fungos, uma das intenções desta Associação é alertar as pessoas para a sua sustentabilidade.
Curso de Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres 1 
“Se as pessoas não começar a ter cuidado na apanha isto vai começar a desaparecer aos poucos. O tempo ajuda nesta fase, enquanto não vier o frio, porque foi um ano muito quente, os cogumelos estão com cerca de um mês de atraso e enquanto não vierem as geadas eles vão continuar a sair em força. Mal começarem as primeiras geadas grande parte deles desaparecem, embora alguns saiam com o frio mas aqueles que as pessoas mais procuraram desaparecem com o frio.”
De referir que os fungos podem ser comestíveis, medicinais e lembro que muitos são venenosos e fatais.
Para acabar com as dúvidas quanto à identidade dos cogumelos que existem nas florestas e nos prados, Porfírio Lima, da Associação Micológica Terras do Roquelho apela à população para procurar obter informação junto das entidades locais.
Curso de Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres 2 
“Se houver um bocadinho de cuidado e um conhecimento mínimo dos cogumelos as pessoas não se enganam e não correm riscos, agora quando as pessoas arriscam e se põem a comer o que não conhecem é claro que correm sérios riscos. Comprarem bons livros, estudarem, lerem, só assim é que se consegue ter a certeza do que se anda a fazer. Não devem acreditar em contos populares, nem no dente de alho, colher de prata ou se têm anel. A única maneira de colher cogumelos com segurança é conhecê-los bem. Quando tiverem duvidas contatam a Câmara ou a Associação Micológica Terras do Roquelho e nós daremos uma ajuda.”
A Associação Micológica das Terras do Roquelho em parceria com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros organizou na freguesia de Podence, o VIII curso de Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres.
Escrito por Onda Livre

