Porque hoje se assinala o Dia Mundial da Diabetes, a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança vai realizar em Macedo de Cavaleiros múltiplas atividades relacionadas com a doença.
Neste sentido, também a freguesia de Vilar do Monte recebe hoje uma sessão de esclarecimentos sobre como manter uma alimentação regrada e saudável.
A formação parte da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança que ontem celebrou dez anos de vida.
Esclarecer e ensinar a elaborar um plano alimentar saudável, nutritivo e baixo em colesterol é o grande objetivo desta iniciativa.
A enfermeira, Joana Sarmento realça que a população mais idosa está mal informada sobre como fazer uma alimentação saudável.
Alimentação Saudável 1 “Um dos problemas que a nossa população, principalmente mais idosa, tem com a alimentação é o surgimento de doenças como por exemplo a hipertensão, o colesterol e a diabetes. Estas doenças estão sempre relacionadas, ou grande parte relacionadas, com a má alimentação e com o sedentarismo. Nós achamos pertinente fazer este tipo de alerta, viemos falar um pouco sobre estas doenças para eles perceberem o porquê de aparecerem, o que devem fazer para as evitar e aqueles que já as têm poderem controla-las de uma melhor forma, eles caiem muito no erro de pensar que basta tomarem os comprimidos e as doenças ficarão controladas e muitas vezes depois constatam que isso não aconteceu. É fundamental começarmos a mudar os hábitos da nossa alimentação, começaram a comer de forma frequente (não fazerem só três refeições diárias), comer legumes (ainda por cima eles têm hortas e produzem alimentos saudáveis) e acima de tudo evitar as gorduras, a carne de porco, de vitela, nesta zona é aquela que nós consumimos mais, agora vêm o fumeiro e o folar. São alimentos que devemos evitar e temos que os alertar.”
Comer mais vezes por dia e em menor quantidade é um dos conselhos da Associação.
“O aparecimento destas doenças é o reflexo disso, nós também tínhamos a ideia de vamos para o campo trabalhar e vamos fazer 2 ou 3 refeições reforçadas durante o dia. O nosso organismo precisa que façamos as refeições de três em três horas. Uma das carnes que produzimos mais é a de porco, assim como o fumeiro também vem dessa carne e são muito ricos em gordura. Como eles tem as hortas ao lado de casa, por assim dizer, é mais fácil para eles produzirem esses alimentos. Outro erro que eles cometem muito, apesar de a nossa alimentação ter a parte da batata, do arroz, da massa e do pão, eles comem muita quantidade desses alimentos e para uma pessoa diabética acabam por ser doses excessivas para a necessidade que eles tem.”
Lagoa e Vinhas já receberam estas sessões da Associação de Diabéticos
Segundo Joana Sarmento, a resposta das pessoas tem sido positiva.
Alimentação Saudável 3 “Nós notamos que grande parte destas dicas as pessoas já tem conhecimento, só que nós estamos-lhe a pedir que ao fim de 40/50 anos destes hábitos mudem de um dia para o outro e é um pouco difícil. O nosso objetivo é que eles vão interiorizando e que vão fazendo pequenas alterações, por exemplo, diminuir no sal (somos uma das populações que consome mais sal). Temos que começar por aqui, reduzir pequenas coisas, mudar aos bocadinhos, acaba por os ajudar a interiorizar e a fazer estas pequenas alterações.”
De salientar que hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes e a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, sob o tema “Proteger o futuro” vai celebrar o dia em Macedo de Cavaleiros com diversas atividades.
Entre as quais estão rastreios, avaliações de risco e uma tertúlia esclarecedora sobre a Diabetes Melitus.
O programa inicia às 14horas no Parque Municipal de Exposições em Macedo de Cavaleiros, e vai contar com a presença de Dulce Félix, a atleta campeã europeia dos 10 mil metros e ainda Ricardo Ribas, atleta do Sport Lisboa e Benfica.
Escrito por Onda Livre