Verbas para o Túnel do Marão não constam no Orçamento do Estado

 

O Orçamento do Estado para 2013 não tem verba prevista para acabar a Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, que inclui um túnel com quase seis quilómetros, e que está parada há cerca de 17 meses.

O projeto é considerado essencial para melhorar as acessibilidades entre Trás-os-Montes e o Porto, mas está por enquanto metido na gaveta.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Artur Cascarejo, não consegue encontrar justificações para o que diz ser um erro colossal:

Autoestrada do Marão 1

“É de facto algo que podemos considerar um paradigma dos tempos atuais, na medida em que dezassete meses depois da obra parada, a mesma o continuar é em si mesmo, um erro colossal. Desde logo porque sabemos que uma obra tanto tempo parada vai acarretar prejuízos enormes porque implica uma degradação do que já se tinha construído até então”, afirma, Artur Cascarejo.

 

Artur Cascarejo salienta ainda prejuízos noutras áreas:

Autoestrada do Marão 2

“Implica também um prejuízo brutal ao nível do emprego, nomeadamente a algumas empresas da região, que algumas tiveram que sair e outras faliram e esta obra ia empregar  muita mão de obra. É ainda um erro gigantesco, porque a Auto-estrada do Marão sem túnel fica amputada, pois o Túnel visava transformar esta estrada, numa estrada segura”, sublinha.

É por isso que o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro diz ser urgente arranjar uma solução para acabar a obra:

Autoestrada do Marão 3

“Para nós é absolutamente incompreensível como se demora 17 meses a negociar ou renegociar esta matéria. Penso que os cidadãos já não conseguem compreender o porquê de tanto atraso, e só temos uma certeza é que esta obra vai ficar incomensuravelmente mais cara do que estava previsto, pois estes atrasos vão reflectir-se na fatura final da mesma”, reafirma Artur Cascarejo, presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro.

A conclusão da Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real continua sem luz ao fundo do túnel. O trabalhos estão parados desde 27 de junho do ano passado e o Governo ainda não encontrou uma solução para retomar os trabalhos.

Escrito por Ansiães (CIR)