É preciso consciencializar as pessoas para terem um estilo de vida saudável e assim evitar contrair a diabetes.
Esta foi a mensagem passada ontem durante as comemorações do Dia Mundial da Diabetes.
Um dia que se assinala com intuito de ser a maior campanha de sensibilização para com a doença.
A presidente da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, Margarida Pires diz que os estilos de vida influenciam a saúde humana e reafirma que a atividade física é um dos pilares na prevenção da diabetes.
“A atividade física é um pilar fundamental no tratamento e na prevenção da diabetes. O diabetes diz respeito a todos”, evidência a responsável.
“Os estilos de vida influenciam a nossa saúde e é preciso responsabilizar as pessoas que cada um tem a saúde consoante os comportamentos que adotar. Ainda há descriminação em relação às pessoas diabéticas e isso também é preciso desmistificar. Se cada um controlar a sua doença vive de uma forma normal”, sublinha.
Nunca é demais relembrar os fatores de risco da diabetes.
São eles, o sedentarismo, o tabaco, o álcool, uma alimentação desregrada, o excesso de peso e a hipertensão.
Sob o tema “Proteger o futuro”, Margarida Pires refere que importa melhorar o conhecimento acerca da doença e assim prevenir o seu aparecimento, ou para quem é diabético, prevenir as suas complicações.
“Uma boa alimentação, a prática do exercício físico e evitar o sedentarismo, o não fumar e o não consumir bebidas alcoólicas, tudo isto são fatores que devemos diminuir para prevenir a diabetes. Há uma necessidade de passar educação a todas as pessoas diabéticas e não diabéticas e é preciso promover a educação na área da diabetes”, realça a enfermeira.
Dulce Félix e o transmontano Ricardo Ribas marcaram presença neste Dia da Diabetes.
Os atletas garantem que a prática desportiva é um excelente impulsionador para conseguir uma boa saúde.

“Está mais que provado que fazer caminhadas, fazer todo o tipo de exercícios, com amigos, durante a semana, ou só ao fim-de-semana, agora importa fazer exercício sempre”, aconselha o atleta, Ricardo Ribas, natural de Malhadas, concelho de Miranda do Douro.
Dulce Félix diz “que a atividade física deve ser feita regularmente, caminhar e acho que devíamos fazer de tudo um pouco e aconselho a toda a gente a praticar um desporto, nem que seja só caminhar”, destaca a atleta.
Estima-se que no distrito de Bragança existam cerca de dez mil diabéticos.
O Dia Mundial da Diabetes, assinalado em Macedo de Cavaleiros terminou com uma caminhada e um lanche saudável a todos os participantes.
Escrito por Onda Livre