ULS contrata profissionais para atingir poupança de meio milhão de euros

 

A Unidade Local de Saúde do Nordeste contratou diretamente 73 Assistentes Operacionais.

A integração nos quadros deste pessoal vai permitir poupar cerca de meio milhão de euros por ano.

A ULS avançou com a proposta ao Ministério da Saúde com intuito de melhorar a situação laboral dos profissionais que trabalhavam nos Centros de Saúde do distrito para uma empresa de prestação de serviços e tinham contratos precários.

O presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, António Marçoa diz que esta medida visa a eficiência e uma maior poupança nos cofres da entidade de saúde.

 

Contratos ULS Nordeste 1 

 “Propusemos uma rede de distribuição desses elementos, demos prioridade a quem já cá estava a prestar esses serviços nos Centros de Saúde desde 2008. Fizemos uma proposta da integração dessas pessoas nos nossos quadros porque, para além de os serviços prestados se tornarem mais eficientes, por outro lado havia uma poupança muito significativa. Essa poupança parece um pouco contraditória, uma vez que como se vai admitir nos quadros as pessoas pensam que existiria um custo maior. A empresa que nos prestava os serviços também teria que pagar vencimentos a esses funcionários e feitas as contas temos uma poupança muito significativa. Fazemos justiça, e é moralmente correto, as necessidades permanentes de trabalho serem convertidos em vínculos definitivos.”

 

Os funcionários em causa estavam nos 15 Centros de Saúde do distrito de Bragança desde 2008.

Em época de conjuntura económica difícil, António Marçoa revela que a poupança anual vai atingir o meio milhão de euros.

 

Contratos ULS Nordeste 2 

“Dado que eram um número significativo de funcionários, abrangiam todos os docentes de saúde e algumas extensões. A reorganização que fizemos levou a transferência de algum desse pessoal para serviços hospitalares, centros de saúde vizinhos que estavam com carências nesse aspeto. Praticamente todos foram admitidos e a poupança é muito significativa, ultrapassa (nas nossas estimativas) o meio milhão de euros.”

 

A Unidade Local de Saúde do Nordeste integra agora 73 funcionários nos quadros e poupar dinheiro aos cofres da entidade.

 

Escrito por Onda Livre