Solução do Governo! Ligação aérea Bragança-Lisboa vai ser subsidiada por bilhete

O Governo já tem solução para retomar os voos da carreira aérea entre Bragança e Lisboa.

Segundo o anúncio feito ontem pelo Secretário de Estado dos Transportes, a medida vai passar por subsidiar o s bilhetes, estando apenas dependente da aprovação de Bruxelas.

A ligação da Capital com Trás-os-Montes realizava-se há 15 anos, e no passado mês de Novembro foi interrompida para rever os moldes em que assentava, e os quais a União Europeia não aprovava.

Refira-se que o Estado comparticipava a ligação, anualmente, com 2,5 milhões de euros, um facto que deixou de ter viabilidade desde a construção da Autoestrada Transmontana, o que a falta desta infraestrutura é que justificava o modelo em vigor.

Sérgio Monteiro explicou que a ligação “era subsidiada à rota” e que o Governo está a estudar um novo modelo “semelhante ao da Madeira, em que o subsídio é feito ao bilhete e não à rota, ou seja, o subsídio deixa de ser dado ao operador e passa a ser dado aos residentes”.

Em suma, a carreira aérea apresentava uma média de 10 mil passageiros por ano que, sem apoio do Estado, teriam de pagar um bilhete quase seis vezes mais caro que os atuais cerca de 60 euros entre Bragança e Lisboa.

Escrito por Onda Livre