Quem recorrer aos serviços de urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai receber um documento com informação sobre os custos da assistência.
Trata-se de uma medida de sensibilização já adoptada noutros hospitais do país.“Insere-se numa medida tomada pelo Ministério da Saúde e que numa primeira fase funcionou como projecto-piloto e depois de avaliada foi sendo alargada a outros hospitais”, explica Aida Palas, vogal executiva do conselho de administração da ULS Nordeste acrescentando que “neste momento chegou a vez da ULS Nordeste”.
A responsável salienta que “nesta primeira fase é só no serviço de urgência, mas vai ser alargada a outros serviços”, nomeadamente “consultas externas, hospital de dia e internamento”.Além disso, garante que os valores apresentados não serão cobrados ao utente.“Tem um caráter meramente informativo. É para esclarecer e informá-los sobre o custo dos cuidados de saúde que lhe são prestados”, conta Aida Palas. “Não implica qualquer cobrança de valores para além do previsto que é a taxa moderadora”, conclui.
A medida vai ser alargada gradualmente aos restantes serviços hospitalares, mas ainda não está definida a calendarização.
Escrito por Brigantia (CIR)