O comércio tradicional precisa de ser acarinhado e estimulado.
E é neste sentido que a Cáritas Paroquial de Macedo de Cavaleiros vai realizar uma recolha solidária de bens nos estabelecimentos comerciais da cidade.
A segunda ação da III Campanha de Ajuda Solidária vai decorrer de oito a 15 de dezembro.
Além de contribuir para ajudar quem mais precisa, o presidente da Cáritas, Choupina Pires assegura que esta iniciativa visa ser um tributo ao comércio tradicional.
Recolha Comércio Tradicional 1
“É o nosso tributo ao comércio tradicional, que sempre nos ajudou muito. E sabemos também que é com eles que há uma maior proximidade para com as pessoas, e em muitas situações também são eles a sinalizar-nos algumas famílias mais carenciadas”, revela.
Choupina Pires realça que, “enquanto numa grande superfície, a pessoa tem que chegar à caixa e pagar, no comércio tradicional existe uma maior facilidade, aqui as dificuldades são supridas e minoradas. Assim, temos que olhar para o comércio da nossa cidade com muito carinho, porque é uma das formas de sustentabilidade da nossa cidade”, explica o responsável.
Nesta quadra festiva, o bacalhau é rei em algumas mesas de Natal.
Choupina Pires apela também para a doação de dinheiro que permita à Cáritas colocar “o fiel amigo” em cada cabaz que vão ser distribuídos pelas famílias com carências económicas.
Recolha Comércio Tradicional 2
“Há dois produtos que nesta altura temos maior carência, são o leite e os óleos.
Mas mais carentes, estamos ainda no bacalhau. Dia 8 e dia 9, nas coletas da eucaristia, faremos a recolha do dinheiro que será para esse fim, ou seja, para a compra do bacalhau, uma vez que ainda é daqueles bens que toda a gente gosta de ter na mesa na sua noite de consoada”, sustenta, Choupina Pires.
A Campanha de Ajuda Solidária da Cáritas é retomada este fim-de-semana e decorre até 15 de dezembro nos diversos comércios tradicionais da cidade de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre