Centro de Reabilitação Profissional D. Abílio é o único no distrito

 

Centro de Reabilitação Profissional D. Abílio já formou centenas de jovens.

Desde 1996 que o centro de reabilitação forma jovens portadores de deficiência para o mundo laboral.

O centro tem disponíveis quatro cursos com a duração de dois anos.

Alice Afonso, coordenadora do centro, explica em que consiste o centro.

 

Centro de Reabilitação Profissional 1 

“O centro de reabilitação profissional tem como principal missão dotar jovens portadores de deficiência, sendo estas deficiências as mais variadas possíveis (cognitivas, sensoriais, motoras, multi-deficiência . Dotar estes jovens de competências de carácter profissional que lhes permitam a sua integração no mundo laboral. Como ofertas formativas temos quatro cursos, desde o curso de hotelaria e restauração, passando pelo curso de agricultura e jardinagem, ainda o curso de têxtil e vestuário e o curso de lavandaria. Os jovens ingressam no centro encaminhados pelas mais diversas entidades, desde as escolas, centros de saúde, segurança social, outras vezes pelos próprios familiares ou amigos destes jovens. É-lhe feita uma avaliação e orientação profissional e de acordo com as suas capacidades eles são integrados numa destas áreas formativas.”

 

Os cursos são essencialmente práticos e têm oportunidade de fazer um estágio profissional no âmbito do curso que cada jovem escolheu.

 

Centro de Reabilitação Profissional 2 

“A duração destes cursos é de dois anos. São cursos eminentemente práticos, poucos aspetos teóricos e na parte final do curso temos uma prática em contexto real de trabalho nos quais os nossos jovens são colocados em empresas relacionadas com as áreas formativas para fazerem o seu estágio profissional. Ao longo destes dois últimos anos o centro albergou 28 jovens portadores de necessidades educativas especiais, distribuídos por estas quatro áreas formativas que terminaram no dia 28. Fizemos uma festa de encerramento que consistiu num balanço de toda a atividade realizado nestes dois anos e que consistiu também na entrega dos certificados e dos dossiês que contem documentação inerente a cada uma das áreas formativas frequentadas por estes jovens.”

 

Ao longo dos anos o centro já formou centenas de jovens.

Alice Afonso faz um agradecimento a todas as empresas que colaboram com o centro no sentido de fornecer estágios aos alunos.

 

Centro de Reabilitação Profissional 3 

“Já formamos muitos jovens. Temos aqui uma grande alegria no sentido que muitos destes jovens que obtiveram a sua formação profissional foram integrados no mundo laboral. Destes últimos 28 que acabamos de formar, neste momento já estão dois integrados profissionalmente. Os locais de estágio gostaram tanto do desempenho deles que se prontificaram a dar-lhe trabalho. Neste âmbito temos muito a agradecer aos nossos colaboradores externos, pessoas das diversas empresas, não só que os acolhem laboralmente como também empresas que os acolhem para os estágios profissionais. Têm tido connosco uma atitude de grande cooperação e colaboração na integração destes jovens em estágios e muitos deles na própria integração laboral.”

 

O próximo curso arrancará no dia 7 e terá a duração de dois anos.

 

Centro de Reabilitação Profissional 4 

“O próximo curso vai arrancar dia 7 deste mês com 28 formados, terá também a duração de dois anos. As pessoas podem-se inscrever através do nosso site, temos lá a ficha de inscrição, podem inscrever-se via fax, via telefone ou pessoalmente nas nossas instalações. Qualquer pessoa portadora de deficiência pode integrar estes cursos, sejam elas de índole cognitiva, sensorial, motora. Está aberto e destinado a esse público-alvo.”

 

Este é o único centro de formação para jovens portadores de deficiência no distrito.

Atualmente o centro têm já uma longa lista de espera de inscrições para os próximos anos.

Alice Afonso deixa a garantia que o Centro de Reabilitação Profissional D. Abílio continuará a formar jovens portadores de deficiência.

 

Escrito por Onda Livre