Hospital de Macedo de Cavaleiros ganha oncologista para prestar tratamentos de quimioterapia

O Hospital de Macedo de Cavaleiros presta agora tratamentos especializados de quimioterapia para doentes oncológicos.

Um facto que vem evitar deslocações de centenas de quilómetros para os doentes irem receber o tratamento ao Porto, e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos da região.

O diretor clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, já disse que a especialista vai garantir o tratamento todos os dias no Hospital de Macedo, onde prestará também consultadoria a todas as especialidades.

Fernanda Estevinho, a médica oncologista confessa que é gratificante contribuir para a melhoria da qualidade vida dos utentes oncológicos da região.

Oncologia 1

“Ao haver um oncologista todos os dias da semana não só aumenta a capacidade de realização de tratamentos, como aumenta a capacidade de realizar outros problemas que eram resolvidos até ao momento com grande dificuldade e com o apoio de colegas de outras especialidades que estavam, de alguma forma, sobrecarregados. Evitam-se muitas deslocações ao Porto. Muitos doentes podem fazer tratamentos aqui que antes não podiam. Cada vez mais estamos a ver novos doentes a chegar”, constata.

Os cancros do colón e da mama são as patologias mais frequentes. Fernanda Estevinho assegura que a ULS do Nordeste tem parcerias com outras instituições de saúde especializadas para garantir o tratamento a todos os doentes.

Oncologia 2

“A verdade é que temos uma grande variedade de outras patologias. O nosso objectivo é através de protocolos que nós já temos tratar um maior número de patologias aqui”, declara a especialista.

Jorge Poço, adjunto do diretor clínico da ULS do Nordeste, enaltece o apoio dado pela oncologista ao nível dos cuidados paliativos.

Oncologia 3

Traz essa mais valia de poder ajudar e colaborar ao nível dos doentes que são referenciados para a Unidade de Paliativos. Muitas das vezes é necessário tomar a decisão em termos terapêuticos ou cirúrgicos e ela pode dar-nos esse apoio e tudo isso facilita-nos a vida”, garante.

Os utentes agradecem. João Canteiro, residente em Gostei, no concelho de Bragança, é um dos doentes oncológicos que iniciou os tratamentos no Porto e agora está a ser acompanhado no Hospital de Macedo.

Oncologia 4

Eu acho muito bem. Eu fui para a Oncologia, no Porto, e a médica lá é que me disse que podia fazer aqui os mesmos tratamentos que fazia lá. Então resolvi logo vir para aqui. É melhor andar 40 quilómetros do que andar 200”, garante o utente.

Mais de uma centena de doentes estão a ser seguidos por uma médica oncologista, de 31 anos, que fez o internato no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e optou por vir trabalhar para a região de onde é natural.

Assim, a ULS Nordeste contrata a primeira oncologista que vai evitar deslocações de 200 quilómetros aos doentes da região, que recebem agora tratamento no Hospital de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Onda Livre  e Brigantia