Cerca de 15 pessoas reuniram-se e partiram em busca da fotografia perfeita pela cidade de Macedo de Cavaleiros.
O workshop foi realizado pelo Clube de Fotografia A.M. Pires Cabral – Alustro durante o fim-de-semana.
O workshop integrou uma preparação teórica e prática onde procurou fornecer uma abordagem diferente da fotografia, seguida de um trabalho livre de rua que aconteceu no sábado à tarde.
Apesar do frio e da chuva o workshop de fotografia terminou com balanço positivo.
O presidente do clube, Rui Sousa, explica de onde surgiu este grupo de fotografia e revela a próxima atividade do clube.
“O Alustro é um clube de fotografia que surgiu em Macedo patrocinado pelo escritor macedense, Pires Cabral. Juntou da junção de um grupo de amigos cuja paixão em comum é a fotografia e o objetivo é a divulgação do património de Macedo e não só, tentamos algumas vezes sair. A próxima atividade do clube é uma exposição no Museu de Arte Sacra. A próxima exposição temporária do Museu de Arte Sacra será sobre arte sacra – monumentos e manifestações religiosas no concelho de Macedo de Cavaleiros.”
Para Rui Sousa, apesar do frio e da chuva, o workshop foi de encontro às expetativas.
“Foi uma conversa entre amigos, uma partilha de ideias e informações acerca da fotografia. Na minha perspetiva correu bem, poderia ter corrido melhor, sendo ambicioso pode sempre correr melhor. Mesmo com o frio e a chuva correu muito bem. Sábado foi com um entusiamo enorme que andamos pelas ruas de Macedo. As paixões são mesmo assim.”
Maltta Gomes foi um dos formadores do workshop.
O fotógrafo refere que o workshop correu muito bem e apela a todos os amantes de fotografia para fazerem parte do clube.
“Foi uma prova difícil para todas as pessoas envolvidas neste workshop. Estava imenso frio mas confirmaram-se as nossas expetativas que não iria chover. Foi muito difícil fotografar no sábado à tarde. Fiquei admirado com a entrega dos participantes, parecia impossível, como é que com o frio que estava nós andávamos na rua a fotografar. Aproveito a oportunidade para lançar o desafio a quem tenha vontade de fotografar que venha ter connosco porque nós somos um clube onde falamos muito de fotografia e onde a paixão pela fotografia é tanta que não sabemos falar de mais nada. Por enquanto se nos quiserem encontrar, os dois sítios que ficam mais próximos de qualquer pessoa que esteja interessada, será a minha loja e a Poética. Se nos virem na rua podem-nos abordar e nós tratamos logo de os encaminhar para serem alustros como nós.”
Ângela Cordeiro participou neste workshop e ficou muito satisfeita com o resultado.
“Foi uma experiência diferente e acho que superou as expetativas. Custou a fotografar mas saíram trabalhos engraçados. É amor à camisola.”
O objetivo deste workshop passou por proporcionar um conhecimento mais abrangente da arte fotográfica e discutir elementos quotidianos como a luz, cor, forma, textura, composição, e outros, ajudando a desenvolver um olhar mais apurado para a realidade.
Fotos do workshop no Facebook
Escrito por Onda Livre