O Coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo passou ontem por Podence para conhecer de perto uma tradição ancestral.
O Entrudo Chocalheiro que ontem abriu as portas atrai todos os anos turistas de todo o país e da vizinha Espanha.
O responsável que esteve ontem de visita à região, passando também pela Feira do Fumeiro de Vinhais, classificou as festividades carnavalescas de Podence como as mais autênticas e populares.
“Este é um Carnaval muito popular, em que há uma participação de todos, não só dos mascarados, mas de todos e isso faz a diferença.
Um Carnaval mais partilhado, mais comunitário, mais popular e não se nota aqui a marca comercial como em muitos outros carnavais”, realça.
O Coordenador Nacional diz que tinha grande curiosidade em conhecer de perto o Entrudo Chocalheiro.
Ao contrário de outras regiões do país, em que os rituais se vêm perdendo, João Semedo enaltece a forma como se vivem as tradições em Podence que identificam a cultura e a história do território.
“Eu tinha, pessoalmente, muita curiosidade em ver o Entrudo Chocalheiro”.
“Nunca tinha visto, e resolvi vir com os meus camaradas. Já tinha visto algumas reportagens filmadas, mas presencialmente nunca tinha visto e tinha desejo de o conhecer e foi isso que fiz hoje”, sustenta.
Classificado por muitos como um dos carnavais mais genuíno do país, João Semedo diz que “essa é a razão da minha curiosidade. Acho que é muito interessante a foram como recuperaram a tradição, e é pena que noutras regiões do país isso não aconteça.
As tradições são as nossas raízes, a nossa cultura e a nossa história, satisfiz essa curiosidade e estou muito satisfeito”, conclui.
O Entrudo Chocalheiro a cativar a curiosidade do Coordenador do Bloco de Esquerda que visitou Podence pela primeira vez.
Escrito por Onda Livre