Os doentes oncológicos do distrito de Bragança mostram-se gratos e falam num grande passo que lhes garante qualidade de vida.
Estas palavras devem-se ao facto de agora poderem receber tratamentos de quimioterapia no Hospital de Macedo de Cavaleiros.
Refira-se que a unidade hospitalar presta cuidados há quase quatro meses, a cerca de uma centena de utentes portadores de cancro.
A vinda da oncologista para prestar cuidados diários no Hospital de Macedo evita deslocações morosas dos utentes que iam ao Porto para receber os tratamentos e que lhes causava fadiga e desconforto, como refere, Maria de Almeida.
Utentes oncológicos 1
“Nós vivemos aqui ao lado de Macedo. É muito melhor agora, evitamos fazer tantos quilómetros, era cansativo demais. É muito bom, bem precisávamos. Em Macedo sinto-me melhor, é mais perto.”
A filha de Maria Almeida, Isabel Cristina acompanha a mãe nas sessões de tratamento e frisa que era algo há muito necessário no distrito.
“Acho muito bom porque evita deslocações daqui ao Porto. É um tratamento que por si é cansativo, daqui ao Porto mais cansativo era. Aqui é mais acessível. Os tratamentos são tão complicados e cansativos, com as deslocações ainda se tornavam mais, assim é mais fácil.”
Francisco Gonçalves acrescenta que a deslocação que era obrigado a fazer ao IPO do Porto lhe agravava as dores e agora ganhou qualidade de vida.
“Tinha muitas mais despesas porque era muito longe. É muito menos doloroso. Ia ao Porto de 15 em 15 dias agora venho aqui de 8 em 8. É mais fácil e são outras mais-valias aqui. Se não estamos bem temos aqui um médico que nos acompanha, antes não tínhamos.”
Mais de uma centena de doentes que estão a ser acompanhados pela médica oncologista na unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Onda Livre
É bom que não se lembrem de nós apenas para pedir votos e pagar impostos.Obrigada.É uma questão de justiça.